Quinta-feira, 3 de Junho de 2010

O Corpo de Deus

Com a colaboração do amigo Nuno, chegado de Lisboa, fez a cobertura da procissão do Corpo de Deus. De facto as ruas estavam muito bonitas e os habitantes que participaram mais activamente estão de parabéns.

O feriado de hoje, pese embora a sua grande solenidade no seio da igreja cristã, só nasceu no século XIII. È um feriado móvel, comemorando-se sempre ao 60.º dia após a Páscoa, para celebrar a eucaristia, ou seja a celebração da missa. Neste dia logo após a eucaristia, o povo sai em procissão pelas ruas das aldeias e cidades. Em Outeiro Seco há também esse bom costume, e até uma sadia rivalidade entre os moradores das ruas por onde a procissão passa. Engalanam-se as varandas com colchas e as ruas com flores. No Pontão, a rua 28 de Setembro, costuma ser a que mais flores utiliza, ficando um autêntico tapete florido. Já a rua das Flores, com decorações alusivas ao dia costuma ser a mais criativa.

O blog apresenta estas fotografias, para os que não podem estar presentes, desta forma poderem fazer a sua avaliação, assim como conviverem com esta antiga tradição, revendo desta forma imagens da sua terra. Um santo feriado para todos.

Nuno Santos

 

sinto-me:
publicado por outeiroseco às 18:10
link do post | comentar | favorito
|
23 comentários:
De Lurdes.Figueiras a 4 de Junho de 2010 às 18:32
ai amiga entao tu vieste aqui e nao apitaste?queria falar contigo...ok ja vou por a maquineta do ar ....escalhar nem arranca...ai pa pois nao estao os boteos enferrujados tb ja esta velhote bem que esta a precisar de um update..que achas vai haver money? pra mim nao olhes otem a carteira levou um desgaste que nem te digo..pedincha pra outro lado eu gosto do calor....ate ja amiga
De leonor.moreira a 4 de Junho de 2010 às 16:16
O meu pc tb não tem línguas!!!
O do Geno,tem?
Olha daqui a um cibo já me passo contigo...qual feriado,qual carapuça?
Olha está aqui um calor no blog...já te pedi para ligares ali a coisa do ar condicionado...eu não me entendo c isso.
Vou ali trabalhar um bocado...
De Lurdes.Figueiras a 4 de Junho de 2010 às 16:01
oh Geno tu como escreveste nessas linguas? o meu pc nao tem esses simbolos..queres ver que veio com defeito..oh Leonor o teu tem isso? oh ianda nao esta aqui mas quanto tempo vou ter de esperar? Tu pensas que nao tenho mais que fazer?
De Lurdes.Figueiras a 4 de Junho de 2010 às 15:25
oh miuda tas aqui? Ou ja andas de passeio again? Que balrrueira saiste miuda...e queria perguntar algo tao importante como faço?
De Lurdes.Figueiras a 4 de Junho de 2010 às 12:45
Ola bom dia amigos do "cantinho da amizade" Friday!!!!!!!!!!!!!!!! viva fim de semana a porta. Se ainda ontem foi fim de semana e ja outra vez? Nao estou a complicar mas e que o tempo esta a passar rapidissimo. Oh Leonor hoje tb e feriado?
De Albertina a 4 de Junho de 2010 às 09:06
Olá muito bomdia amigos a amigas Bloguistas!

Como se pode ver pelas fotos tiradas pelo amigo Nuno, Outeiro Seco, ontem vestiu-se de flores para receber a passagem do Corpo de Deus pelas suas principais ruas. Penso que este ano, foi realmente ainda mais bonito, porque as ruas estavam lindíssimas! Por todo o lado as pessoas se empenharam em embelezar tudo, mas as rua das Flores, estava magnífica! Parabéns a todos os habitantes e não só, que tiveram todo este trabalho, mas valeu a pena! Parece-me que este ano também havia mais colchas nas varandas, o que na minha opinião também deu mais beleza às ornamentações.
Bom dia para todos!
De geno figueiras a 4 de Junho de 2010 às 06:37

São Ciríaco é um mártir cristão perseguido e morto por ordem de Diocleciano, sendo um dos vinte e sete santos católicos a usarem este nome. É um dos Catorze santos auxiliares. São Ciríaco é venerado pela Cristantade e seu dia consagrado é 8 de agosto. São profundos os estudos sobre sua vida e seu ministério.

Vida
De acordo com a tradição cristã, Ciríaco era um nobre romano que após se converter ao Cristianismo decidiu doar todos os seus bens materiais aos pobres e passou a evangelizar os escravos que trabalhavam na construção das Termas de Diocleciano. Sob o governo de Maximiano, Ciríaco foi perseguido e decapitado na Via Salária no ano de 303.

Ciríaco também exorcizou Atermia, filha de Diocleciano fato que resultou na converção dela e de sua mãe, Serena. Outra menina a ser exorcizada por Ciríaco foi Jobias, filha de Shapur I da Pérsia fato que resultou na converção de toada a família real persa.


De geno figueiras a 4 de Junho de 2010 às 06:44
bom dia para todos.o leonor aqui vai uma lista de todos os santos que nasceram em portugal:Santos
São Teotónio (1082-1162), o fundador do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, o primeiro santo português.
São Frei Gil (1184-1265)
São Gonçalo de Amarante (1187-1259)
Santo António de Lisboa, (1195-1231), frade franciscano, Doutor da Igreja
Isabel de Aragão (Rainha Santa Isabel) (1271-1336), Rainha de Portugal
São Nuno de Santa Maria Álvares Pereira (1360-1431), militar e Condestável do Reino.
Santa Beatriz da Silva (1424-1492), de Campo Maior
São João de Deus (1495-1550), religioso dedicado à assistência aos enfermos
São Gonçalo Garcia (1557-1597). Filho de portugueses, nasceu na Índia e foi martirizado no Japão. Canonizado em 1862.
São João de Brito (1647-1693), missionário jesuíta
De geno figueiras a 4 de Junho de 2010 às 06:57
Miguel (em hebraico: מִיכָאֵל, Micha'el ou Mîkhā'ēl; em grego: Μιχαήλ, Mikhaíl; em latim: Michael; em árabe: میکائیل, Mikā'īl) é um nome atribuído na Bíblia a um anjo ou arcanjo, numa posição de líder de exércitos celestiais. É um dos três anjos mencionados por nome na Bíblia, juntamente com Rafael no livro de Tobias e Gabriel no Evangelho de São Lucas.

De geno figueiras a 4 de Junho de 2010 às 07:00
O Catolicismo mantém uma considerável devoção por São Miguel Arcanjo, especialmente demonstrada nas situações em que são efectuados pedidos de livramento dos seus fiéis contra ciladas do demônio e dos espíritos maléficos. Acredita ainda que, durante as orações, e quando o nome do arcanjo é invocado, este defenderá os crentes, com o grande poder que Deus lhe concedeu, protegendo-os contra os perigos, as forças do mal e os inimigos. [carece de fontes?]

A escassa referência das Escrituras à pessoa de Miguel é considerada por alguns como uma demonstração de discrição ou importância relativa que envolve a sua figura. Nas menções efectuadas no livro de Daniel, os teólogos dividem-se acerca da interpretação dessas passagens. Alguns[quem?] crêem ver neste Miguel aquele que mais tarde Judas designa por "Arcanjo". A maioria[quem?], porém, acredita que nestes versículos, Miguel é apenas uma figura que, de acordo com a crítica bíblica, é proveniente da mitologia Persa, com a qual o povo Hebreu contactou acuando do seu Exílio na Babilónia e não identificável com o Anjo com o mesmo nome. [carece de fontes?]

Na referência de Judas, alguns[quem?] entendem que não é atribuída a Miguel a faculdade de juiz escatológico, reservada a Deus e ao seu Messias, na medida em que ele entrega o Diabo ao juízo de Deus. Nem para os católicos nem para os protestantes é aceite a interpretação, feita por algumas denominações religiosas que se afirmam cristãs[quem?], de que neste texto se trataria do Filho de Deus antes de lhe ser dada autoridade régia visto que, segundo algumas teses destas[quem?] denominações, esta passagem relembraria um acontecimento muito anterior à época em que Jesus veio à Terra e foi posteriormente ressuscitado. Na realidade, católicos e protestantes, a respeito desta última hipótese, contrapõem "que este combate relatado neste livro, que de acordo com a sintática rigorosa do texto (nomeadamente o uso da construção οτε ("ote") mais dativo seguido de περι ("peri") mais genitivo neutro) não é situável num tempo passado e que, assim, ainda não ocorreu em seu sentido pleno. [...] O resgate ("recovery") do corpo "soma", e não do cadáver, de Moisés referido no texto não é senão aquele que ocorrerá no futuro escatológico" (Geerhardus Vos, "Biblical Theology", p. 121-123). De igual modo, acrescenta este autor, "a referência a verbos em tempos passados - "διακρινομενος" ("diakrinomenos": "contendia"), "διελeγeτο" ("dielegeto": "disputava") e "ουκ etoλμησeν eπeνeγκeιν" ("ouk etolmesen epevegkein": "não ousou pronunciar") - provém do facto de este versículo ser a citação de um texto apócrifo de natureza apocaliptico-visonária onde o autor (como todos os autores deste género literário), imaginando-se como tendo sido transportado até ao fim dos tempos, olha para trás ("backwards") para acontecimentos supra-temporais (isto é, posteriores ao fim dos tempos) "anteriores" à consumação final" (Geerhardus Vos, "Biblical Theology", p. 122).

De Lurdes a 4 de Junho de 2010 às 01:56
ai miuda mas eu nao disse que nao ia estar aqui?! ai pa estou que nem sinto os pes..que desespero amiga ate o meu filho me disse are you in pain mom? ai filho sim e mt ahahahhahha o pa as sandalias que tinha acho que mingaram ou me cresceu o pé sei la..olha da pesquisa amanha faço hoje ja nao quero saber de nada..ate amanha
De J.A.S FCP a 3 de Junho de 2010 às 21:24
BOA NOITE!
PARABENS AMIGO NUNO PELA EXCELENTE REPORTAGEM FOTOGRAFICA!
SEM DUVIDA QUE AS RUAS DE OUTEIRO SECO ESTAVAM LINDISSIMAS...REPLETAS DE FLORES EM VASOS E NO CHÃO...
EM ALGUMAS VARANDAS E JANELAS FOI POSSIVEL VER COLCHAS MAGNIFICAS...
A FÉ CATOLICA CONTINUA DE BOA SAÚDE PARA OS NOSSOS LADOS...E AINDA BEM...DIGO EU...
UM ABRAÇO AMIGO!
De leonor.moreira a 3 de Junho de 2010 às 20:58
Amigo Geno,
vê se encontras alguma inf.sobre São Ciríaco,o Santo da Capela da Sra da Portela,acho eu.
Olha hoje o post é mto interessante..."dá pano pra mangas"desculpem a metáfora.
Eu sei...claro q vocês sabem,mas eu não!
Será q s imagens q se encontram na Igreja permanecem no mesmo lugar de origem?
Se alguem puder,acho q o Dr Costa sabe...gostaria de saber como nos orientamos na igreja ...lado da Epístola...e do Evangelho..
obrigada

Comentar post

.Mais sobre mim

.E-Mail

outeiro_seco@sapo.pt

.Janeiro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. Quem conhece as atletas d...

. Que 2007 traga tudo do me...

. A todos um bom Natal...a ...

. A minha era um pouco mais...

. Faleceu a Srª Eugenia Adr...

. Aleluia... tardou mas che...

. Homenagem aos Outeiroseca...

. Vamos todos aos Santos..a...

. Museu Alberto Sampaio - G...

. Ainda o São Miguel 2016.....

.Links

.Arquivos

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Julho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. desporto

. história

. património

. primavera

. aldeia

. cultura

. direitos e deveres

. igreja

. mundo

. todas as tags

.Pesquisar neste blog

 

.As minhas fotos

.Visitas


View My Stats