Domingo, 4 de Julho de 2010

Festa de Fim de Ano Escolar em O. Seco

O Blog agradece o envio do texto e pede desculpa por só agora ser publicado. Muitas felicidades a todos.

A realização da Festa de Final de Actividades do ano lectivo de 2009/10 no Jardim de Infância e EB1 de Outeiro Seco, sendo a derradeira actividade realizada devido ao irreversível fecho destes estabelecimentos escolares, foi mais um testemunho evidente de que se fez Escola.

E porque fizemos Escola, construção diária de saberes, valores e afectos, a nossa memória colectiva nunca consentirá que seja esquecida e menosprezada.

As suas paredes que acarinharam crianças a rir e a correr durante gerações, irão agora sentir a solidão.

Mas a memória da infância e a dimensão social, afectiva e intelectual que esta Escola acrescentou à vida de todos nós, perpetuarão para sempre a sua valorosa acção educativa e afectuosa recordação…

 

O Professor

Rui Miguel Rodrigues

 

sinto-me:
publicado por outeiroseco às 16:13
link do post | comentar | favorito
|
12 comentários:
De carlos rio a 7 de Julho de 2010 às 13:35
bom dia a todos,
antes de mais, quero dizer que não costumo comentar posts dos outros.

neste caso tenho que esclarecer o sr anonimo porque alem de se acobardar como já o fez mais vezes, não sabe do que fala, quando o povo de outeiro seco souber quem o sr é, este, vai ter uma grande surpresa !
se tivesse estado na 1ª reunião de pais e professores para este evento,saberia o que se lá disse, mas como não tem os filhos nesta escola, fala de cór diz que diz que, etc

então passo a descrever o que nos foi proposto pelos professores;
......estamos a pensar fazer uma festinha de fim de ano e para o encerramento das escolas porque alguns de voçês andaram aqui a estudar, entre professores, pais e familiares dos alunos........
a minha vontade de participar para o encerramento era pouca, mas alguem pensou em musica e claro está que apontaram logo o dedo para mim.
tristemente aceitei.

o resto já o sr anonimo sabe,
não ando á procura de palmas nem agradecimentos,
os actos de cada um falam por si, a mim, não me fazem mais ou menos homem,não tenho nada a provar-lhe
mas para o sr, o que eu disse azedou-lhe o estomago de tal maneira que tantos dias depois ainda lhe ferve !?
mas se o vir a precisar de ajuda seja onde for,
conte com a minha natureza, não o deixará abandonado.

recordo-lhe o que eu disse nesse dia;
.......há pessoas nesta terra com tanta capacidade para seduzir votos e não foram capazes de seduzir os pais a trazer os filhos para estas escolas em vez de os levarem p'rá cidade?.........

o que vai acontecer a esses pais?
vão ter de levar os filhos ao bairro dos retornados como eu !

um abraço
carlos rio

De Anónimo a 8 de Julho de 2010 às 15:58
Pelos vistos o sr carlos rio não sabe mesmo o que diz. Enfim, cada um diz o que diz. E eu não me acobardei, o senhor sim, acobardou-se ao falar em sedução de votos, isto já se viu em algum lado?? Quando o professor Rui discursou na festa, disse muito bem que era uma festa de Fim de Ano Escolar. E claro, como o senhor adora música, não deixaria de aceitar este convite, até porque já tinha tudo preparado para discursar o que a si lhe conveio.
De vasco sobreira garcia a 5 de Julho de 2010 às 18:44
olá tudo bom espero que sim lurdes estava um pouco ausente por problemas da mudança da empresa para a capital pois ficava numa cidade próxima e foi um bocado complicado mas agora já sobra um tempo, tina que maravilhosa estavas no teatro o zé também quanto à escola é puramente sentimental para a frente é que se anda como disse e bem o nuno e os gastos que podem vir e vêem são mais uns tracados que bem podiam ser gastos doutra maneira mais apropriada mas vamos lá se se economisa-se por exemplo com a fundação mário soares essa sim valeria a pena economizar pois rouba centenas de milhares de euros a todos os portugueses abraços a todos vasco.
De Albertina a 6 de Julho de 2010 às 11:31
Viva Amigo Vasco! Já há um tempo que não te "víamos" por aqui.Obrigada pelo teu comentário à minha participação no teatro. Espero que esteja tudo bem contigo e com a Família.

Um abraço Amigo.
De leonor.moreira a 5 de Julho de 2010 às 18:21
Boa tarde amigos!
Não sei se posso mas vou divulgar um site criado por Marta Oliveira,minha filha,com sugestões de tarefas no computador para crianças autistas.
http://jessicaguifoes.blogspot.com
cmps
leonor.moreira
De Nuno Santos a 5 de Julho de 2010 às 16:57
Olá amigos,
Hoje que temos como post um tema fracturante para a nossa aldeia, não posso nem quero deixar de exprimir a minha opinião, tal como já o fiz noutro blogue, onde este tema veio também à colação.
O encerramento das escolas com menos de 21 alunos e que tanta controversa está a gerar, é uma medida que em minha opinião, vem com mais de trinta anos de atraso, face à vizinha Espanha. Alguém sabe onde fica a escola de Feces de Abajo? e não é uma aldeia mais pequena que a nossa! Quando eu era garoto lembro-me que ficava junto ao estabelecimento do Compra Tudo. Mas se forem a Tamaguelos e a Rabal ou S. Cibrão, também não vêem nenhuma escola, porque há muito que as suas crianças estão num agrupamento de escolas. Se houvesse sentido estratégico para tal, Portugal teria nestes três décadas poupado milhões, quer em instalações quer em recursos subaproveitados, pois houve centenas de professores a dar aulas a um único aluno.
Eu sei que não se pode implementar esta medida a régua e esquadro. Há populações onde a escola interfere com a economia local, mas concretamente em Outeiro Seco, qual a interferência que a escola tem com a economia local. Não há cantina, logo o comércio local não vende para a escola os miúdos até já vão comer a escolas da cidade, passando no futuro a comer na própria escola. E depois façam só um pequeno exercício. Havendo oito ou nove miúdos numa escola, em que cinco são raparigas e quatro rapazes, mesmo nas brincadeiras e sabendo-se que por exemplo o futebol é a brincadeira de eleição, jogam dois contra dois? não acham que o recreio se torna pouco estimulante.
E como diz a Albertina, quantos pais de Outeiro Seco, não puseram desde sempre os seus filhos na cidade? Por isso e pese embora a nostalgia que pode causar à maioria de nós que ali fizemos a nossa aprendizagem, já o dizia o poeta “todo o mundo é composto de mudança…….”
Um abraço,
Nuno Santos


De carlos rio a 5 de Julho de 2010 às 16:48
boa tarde a todos.

parece uma anedota,
mas não é,
"OS DEUSES DEVEM ESTAR LOUCOS" !?

ou então os senhores do poder e das responsabilidades vivem noutro mundo.
como já disse antes,
-cada vez mais, sinto-me mais perto do norte de africa que do sul da europa-
mas fazer uma festa com banquete e passagem de modelos para encerrar um a escola, é obra !?
á qual eu denomino de pilar da educação, um principio, um valor, santuario do inicio da sabedoria, etc, etc.
acho que como eu,
a tristeza apoderou-se de muitos que ali deixaram lágrimas.
e para terminar,
os banquetes deveriam ter sido feitos não só para os votos,mas tambem para seduzir os pais a deixarem os filhos em outeiro seco e não leva-los para outras escolas.
Ninguem lhes apontaria o dedo nem atirariam bocados de bolos aos carros !
a minha avó analfabeta sempre disse;
....... "meu filho, a fartura põe as pessoas burras"

um abraço
"mes frères"
carlos rio
De Anónimo a 5 de Julho de 2010 às 20:44
Boa noite.

Ó Senhor Carlos Rio, pense no que diz... A FESTA QUE SE REALIZOU NA ESCOLA PRIMÁRIA NÃO FOI UMA FESTA DE ENCERRAMENTO!!!!! FOI UMA FESTA DE FIM DE ANO ESCOLAR!!!!! Mas será que ainda não percebeu isso? Está muito bem explicito no título deste post. Por favor leia os títulos dos posts antes de os comentar e PENSE 2 OU MAIS VEZES NO QUE VAI DIZER ANTES DE COMENTAR. Por falar nesta festa que é uma festa de FIM DE ANO ESCOLAR, o senhor aprovitou-se muito bem dela, até porque falou em política quando era uma FESTA, repito FESTA. Disse também que era com muita tristeza que lá estava. Bem, se assim fosse nao teria aparecido na FESTA. O seu discurso foi muito compensador para si até porque teve muitas palmas.
De Albertina Ferrador a 5 de Julho de 2010 às 11:20
Bom dia a Todos!

Belas fotos. Independentemente de se concordar ou não com o fecho da escola em Outeiro Seco ( e eu não concordo), porque acho que desde muito pequenas, começam as crianças a sair do seu pequeno "ninho", estas fotografias mostram-nos as crianças e os Pais bem dispostos e participativos. Não sei se concordam comigo, mas se calhar, o facto de muita gente não matricular os filhos em Outeiro Seco e levá-los para Chaves, para outras escolas, também ajudou a que mais depressa a nossa escola fosse encerrada.
Bom dia a todos.
De Berto a 5 de Julho de 2010 às 01:23
Olá,
Já oportunamente manifestei a minha opinião sobre o encerramento das escolas, pelo que sobre esse assunto não acrescentaria mais nada.
No entanto, estando a decorrer o concurso de fotografia, chamaria a atenção para um aspecto muito importante que a maioria das pessoas e instituições parece não dar importância.
Segundo a CNPD - Comissão Nacional de Protecção de Dados, qualquer captação e publicação de imagem de menores carece, obrigatoriamente de autorização prévia dos encarregados de educação.
Ora bem, eu duvido que as fotos acima publicadas tenham essa autorização (que deve ser escrita e explicita), quer para a captação, quer para a publicitação.
Aliás, aconteceu o mesmo no boletim da cmchaves de maio de 2010, numa visita que efectuaram ao museu, em que a autorização dos pais se limitava à visita, nunca à captação de imagens das crianças e muito menos à sua publicitação num boletim, ainda por cima de cariz partidário.
Fica o alerta, se o tema que escolherem incluirem, crianças ou pessoas, não se esqueçam de pedir a devida autorização para não terem problemas à posteriori.
Boa noite para todos,
Berto
De Lurdes.Figueiras a 5 de Julho de 2010 às 00:56
Ola boa noite a todos! Lamento que tivessem fechado a escola onde a maioria de nos estudamos e temos tantas memorias. Mas nao estou de acordo que seja para pior, a cidade esta perto e nao vejo onde esteja o problema quando a maioria dos pais trabalham e podem levar e trazer os filhos e imagino que tb havera transportes.

Anyway a miudagem vem-se lindos e contentes isso e o que importa.
De J.A.S FCP a 4 de Julho de 2010 às 22:14
BOA NOITE!
É COM MUITA PENA QUE ASSISTO À DECISÃO DO GOVERNO EM FECHAR AS ESCOLAS COM POUCOS ALUNOS...
VÁI BENIFICIAR OU PREJUDICAR AS CRIANÇAS?...
A MINHA IDEIA É DE QUE VÁI PREJUDICAR,POIS ANTES ESTAVAM A ESCASSOS METROS DA ESCOLA E AGORA VÃO FICAR A VÁRIOS KILOMETROS,EM ALGUNS CASOS CHEGA AOS 60...É ISTO QUE VÁI AJUDAR MELHORAR O ENSINO DESTES ALUNOS?...
ACHO QUE NÃO...

Comentar post

.Mais sobre mim

.E-Mail

outeiro_seco@sapo.pt

.Janeiro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. Quem conhece as atletas d...

. Que 2007 traga tudo do me...

. A todos um bom Natal...a ...

. A minha era um pouco mais...

. Faleceu a Srª Eugenia Adr...

. Aleluia... tardou mas che...

. Homenagem aos Outeiroseca...

. Vamos todos aos Santos..a...

. Museu Alberto Sampaio - G...

. Ainda o São Miguel 2016.....

.Links

.Arquivos

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Julho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. desporto

. história

. património

. primavera

. aldeia

. cultura

. direitos e deveres

. igreja

. mundo

. todas as tags

.Pesquisar neste blog

 

.As minhas fotos

.Visitas


View My Stats