Quarta-feira, 6 de Outubro de 2010

"A nossa Saúde , no nosso Cantinho" - "Viver mais e melhor!"

Abrimos um espaço de debate e esclarecimento, relativo à saúde da responsabilidade da nossa colaboradora Mara Xavier. Em princípio com uma periodicidade quinzenal. O Blogue agradece imenso esta colaboração da Mara e espera que haja uma forte interactividade com os nossos colaboradores, na expectativa que possa ser útil no quotidiano das pessoas.


No meio de brincadeiras e troca de ideias, já características deste espaço, nasceu mais um projecto, que em poucos dias ganhou forma e passou de meras ideias e propostas a realidade.

Como não poderia recusar, pois profissional bem como pessoalmente é uma área que muito me fascina e alicia, aqui estou eu, dando voz a um conjunto de amigos, e trazendo a público “A nossa Saúde, no nosso Cantinho”, esta semana com o tema “Viver mais e melhor!”.

 

E como o fazer? Bem, estas quatro imagens resumem se não tudo, quase tudo:

 

1. Uma alimentação equilibrada, portanto, variada e com os alimentos certos e nas doses certas, é essencial. Ter cuidado com os exageros, e comete-los o menor número de vezes possível. Ter cuidado também com as dietas, pois muitas vezes corta-se no essencial, nomeadamente nos glícidos (pão, massas, arroz, etc.), e exagera-se noutros grupos de alimentos (por exemplo carnes). Acrescento que este tipo de dieta realmente leva à perda de peso, contudo, de forma pouco saudável, pois como podemos ver pela pirâmide, os glícidos, os vegetais e as frutas são os alimentos que mais devemos consumir. Comer muitas vezes e pouco de cada vez é outra das regras. A ideia de comer só 2 ou 3 vezes por dias nas principais refeições acreditando que “não engorda” é um mito. Cada vez mais o consenso é o seguinte – não sentir fome. Portanto, comer várias vezes ao dia, assim evitará aqueles momentos de muita fome em que não se seleccionam os alimentos e come-se indiscriminadamente de tudo. Uma dica – não vá as compras com fome! A tendência é comprar produtos que são ricos em gorduras e açucares e pobres nos nutrientes essenciais. Note que, esta informação aplica-se ao geral, e não estamos a falar da dieta óptima para um grupo em particular e com as suas especificidades (como por exemplo, os diabéticos).

 

2. Água, água, água. Os refrigerantes, na grande maioria não são saudáveis, são ricos em açúcares, corantes, edulcorantes, e pobres em fruta. Não foi por acaso que coloquei a imagem de um copo de vidro de água, e não uma garrafa de plástico. Atenção ao plástico! Está comprovado que mediante determinadas condições se degrada e liberta produtos cancerígenos, nomeadamente em elevadas temperaturas.

 

3. Exercício. Não deixe um único dia de fazer exercício. E não vale dizer que no trabalho já o faz! É necessária pelo menos uma meia hora a quarenta minutos diários de actividade física moderada, caminhada, a bom passo, entenda-se, corrida, natação, etc. Em espaços livres ou num ginásio, agora que o Inverno se aproxima. Está mais que comprovado e aceite pela comunidade cientifica que para além de manter uma boa forma física, previne várias doenças, em particular do foro cardiovascular, e atrevo-me a dizer, do foro psíquico também.

 

4. Sorria. Leve a vida não como um fardo, mas como uma dádiva. Procure a felicidade, mais que em qualquer lado, dentro de si.

 

Muito mais haveria a dizer sobre este tema, mas ficamos por aqui, e esperamos que a informação se complete com os comentários dos visitantes.

 

Mara Xavier

sinto-me:
publicado por outeiroseco às 11:23
link do post | comentar | favorito
|
114 comentários:
De Artur Moura a 9 de Outubro de 2010 às 23:56
Olá caros amigos do cantinho,
Estão de parabéns pela vitória da Selecção Nacional e em particular a Mara por coordenar um tema bem interessante para os participantes no Blog.
Aproveito ainda para vos aguçar o apetite à leitura, porque também faz bem à saúde e bem estar de toda a gente:
Assim, não deixem de ler a crónica do Lobo Antunes, publicada na Revista Visão desta semana, 7 de Outubro 2010, e verão as façanhas de um tal Cabo Ferrador que fez tropa em Chaves e fala bem da cidade e principalmente das "gajas".
Já enviei o artigo em pdf para alguns contactos da região.

De ASSOCIADO Nr. 102214 a 9 de Outubro de 2010 às 21:07
BOA NOITE!
QUERIA DÁR OS PARABENS AO NOSSO ADMINISTRADOR E RESTANTE COMITIVA DE OUTEIRO SECO PELA SUA DESLOCAÇÃO Á UNIVERSIDADE DO FUTEBOL (ESTADIO DO DRAGÃO) PARA ASSISTIR ÁO VIVO ÁO PORTUGAL -3 DINAMARCA -1...
JÁ AGORA, AMIGO A.R , QUE TAL FAZER UM POST COM A REPORTAGEM DESTE JOGO, NÃO ACREDITO QUE NÃO TENHA TIRADO UMAS FOTOS PARA NOS MOSTRAR AQUI NO NOSSO CANTINHO DA AMIZADE!...
É BOA IDEIA,NÃO É?...CLARO QUE É!ENTÃO VAMOS A ISSO!...
UM ABRAÇO!
De geno a 9 de Outubro de 2010 às 18:09


Santos Irmãos Mártires de Turón
Falecimento 9 de Outubro de 1934 em Turón, Espanha
Beatificação 29 de Abril de 1990., Vaticano por: Papa João Paulo II
Canonização 21 de Novembro de 1999, Basílica Vaticana, Vaticano por: Papa João Paulo II
Festa litúrgica 9 de Outubro
Polêmicas Apesar de o Irmão Jaime Hilário não ter sido martirizado em Turón, foi canonizado juntamente com os outros nove irmãos por ser lasallista e ter morrido fuzilado e por motivo de perseguição política
De geno figueiras a 9 de Outubro de 2010 às 18:11
Mártires de Turón - martirizados em 9 de Outubro de 1934, em Turón, Espanha:

Cirilo Bertrán (José Sanz Tejedor)
Marcano José (Filomeno López)
Victoriano Pio (Cláudio Bernabé Cano)
Julián Alfredo (Vilfrido Fernández Zapico)
Benjamín Julían (Vicente Alonso Andrés)
Héctor Valdivielso (Benito de Jesus)
Aniceto Adolfo (Manuel Seco Gutierrez)
Augusto Andrés (Román Martinez Fernández)
Padre Inocêncio da Imaculada (Manuel Canoura Arnau)
Acompanhados de:

Jaime Hilário (Manuel Barbal Cosin) - martirizado em 18 de Janeiro de 1937
De geno a 9 de Outubro de 2010 às 17:46
A Alimentação saudável é a alimentação ou nutrição de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar.

Adicionalmente, a alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vão de encontro ao conceito de alimentação saudável. Por exemplo, dietas restritivas, como a dieta do dr. Atkins, não preenche os critérios de alimentação saudável, visto que aumenta os riscos de câncer de intestino e doenças cardiovasculares.

De geno a 9 de Outubro de 2010 às 17:43
As orientações das pirâmides alimentares, que são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimento e as quantidades em que cada um deve ser ingerido nas refeições diárias, podem ajudar em alcançar uma alimentação saudável e evitar disfunções alimentares.

Complementação ou suplementação de vitaminas podem ser necessárias para que uma dieta seja realmente saudável,segundo estudos e consensos de especialistas.

A roda dos Alimentos tem 7 grupos de alimentos com dimensões diferentes, representando a proporção do peso que, cada um deles, devia ter na nossa alimentação diária.

Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais.

Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.

Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos.

Como ter uma alimentação saudável? Várias respostas nos surgem. Isto porque a resposta Depende. Depende do que ? Depende se você é uma pessoa normal, saudável, com o peso correto e quer apenas conservar este “status”, ou se pelo contrário, você tem problemas de saúde, ou tendências hereditárias a tê-los, é obeso, ou se tem propensão a engordar.



De geno figueiras a 9 de Outubro de 2010 às 17:36
boa tarde para todos[as]








ACONTECIMENTOS NO MÊS DE OUTUBRO
AO LONGO DOS TEMPOS.



9 de Outubro

- de 1874. A União Postal Internacional foi criada em Genebra.

- de 1940. Nascimento de John Lennon (1940-1980), compositor e músico inglês, um dos fundadores dos Beatles, em Liverpool, na Inglaterra.

- de 1962. O Uganda tornou-se independente da Grã-Bretanha.

- de 1967. Che Guevara (1928-1967), guerrilheiro de origem argentina, antigo dirigente cubano, é preso e morto na Bolívia.

- de 1978. Jacques Brel (1929-1978), cantor, compositor e poeta belga, morre em Paris.

De Mara a 9 de Outubro de 2010 às 15:13
Olá Amigos!

Agradeço a todos os comentaristas a colaboração e a empatia.
Continuo a pedir sugestões de temas, por e-mail ou mesmo aqui neste espaço.

Quanto ao SONO, como disse e bem a amiga Ana Rio, é um componente essencial do bem-estar e bem-viver , e nesse sentido pedia também a sua colaboração, alguns conselhos nesse sentido aqui para os visitantes do cantinho.

Quanto à selecção, aguardemos, expectantes, mas com esperança e alegria pela vitória de ontem!
De Altino Rio a 9 de Outubro de 2010 às 10:51
Olá Mara
Que interessante este tema da saúde...os nossos visitantes estão a colaborar e esperamos que no futuro possam ainda ser mais e com sugestões para próximos temas. Parabéns para ti e colaboradores.
Pois é meus lindos...muito blá blá ..mas quem esteve no dragão foi uma delegação de O. Seco. Foi um grupo de amigos e familiares, bem cedinho (renderam-se a considerar que é o estádio mais bonito, a relva 100%...tudo com classe) e claro torcemos do princípio ao fim. O Paulo Bento e toda a equipa estiveram bem..adoramos ver ao vivo..Viva a Selecção..estamos no bom caminho.
Altino Rio
De Nuno Santos a 9 de Outubro de 2010 às 09:14
Olá amigos,
Afinal o Paulo Bento pese embora a sua tranquilidade parece que é um grande treinador, só não o era quando estava no Sporting. Curiosamente ontem durante o jogo os comentaristas falaram mais vezes no Sporting, que na selecção devido à ligação que a maioria dos intervenientes no jogo têm ou tiveram com o meu clube. No entanto os outros é que são os maiores. Viva Portugal rumo ao Euro 2012.
Nuno Santos
De ASSOCIADO Nr. 102214 a 8 de Outubro de 2010 às 22:51
FUTEBOL!
ESTREIA EM GRANDE DE PAULO BENTO COMO TREINADOR DA SELECÇÃO NACIONAL,PORTUGAL GANHOU 3-1 Á DINAMARCA COM 2 GOLOS DE NANI E 1 DE C.RONALDO!
ESTE JOGO DISPUTOU-SE NA "UNIVERSIDADE" DO DRAGÃO...
PARABENS PORTUGAL!

Comentar post

.Mais sobre mim

.E-Mail

outeiro_seco@sapo.pt

.Janeiro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. Quem conhece as atletas d...

. Que 2007 traga tudo do me...

. A todos um bom Natal...a ...

. A minha era um pouco mais...

. Faleceu a Srª Eugenia Adr...

. Aleluia... tardou mas che...

. Homenagem aos Outeiroseca...

. Vamos todos aos Santos..a...

. Museu Alberto Sampaio - G...

. Ainda o São Miguel 2016.....

.Links

.Arquivos

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Julho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. desporto

. história

. património

. primavera

. aldeia

. cultura

. direitos e deveres

. igreja

. mundo

. todas as tags

.Pesquisar neste blog

 

.As minhas fotos

.Visitas


View My Stats