Quinta-feira, 1 de Dezembro de 2011

1 de Dezembro, Dia da Restauração da Independência


  • Como deve saber, o dia 1 de Dezembro é feriado em Portugal. Nesse dia comemora-se o Dia da Restauração da Independência.
  • Quere saber porquê?
    Tudo começou em finais do séc. XVI: o rei de Portugal era D. Sebastião.
  • Em 1578, D. Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África. Portugal ficou, assim, sem rei, pois D. Sebastião era muito novo e ainda não tinha filhos, não havia herdeiros diretos para a coroa portuguesa.
  • Assim, quem subiu ao trono foi o Cardeal D. Henrique, que era tio-avô de D. Sebastião. Mas só reinou durante dois anos porque nem todos estavam de acordo com ele como novo rei.
    Mas atenção: estas coisas nunca são simples, houve muitos pretendentes e isto deu muita confusão...
  • Em 1580, nas Cortes de Tomar, Filipe II, rei de Espanha, foi escolhido como o novo rei de Portugal. A razão para a escolha foi simples: Filipe II era filho da infanta D. Isabel e também neto do rei português D. Manuel, por isso tinha direito ao trono.
  • Nesta altura, era frequente acontecerem casamentos entre pessoas das cortes de Portugal e Espanha, o que fazia com que houvesse espanhóis que pertenciam à família real portuguesa e portugueses que pertenciam à família real espanhola.
  • Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe IV (III de Portugal). Estes reis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país.
  • Os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de Dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo).
  • Sabia que havia também defensores do rei espanhol em Portugal? Mas o povo não gostava disso porque o País não era governado com justiça e havia muitos problemas e ataques às províncias ultramarinas e, especialmente, ao Brasil.
  • Na altura, a Duquesa de Mântua era vice-rainha e Miguel de Vasconcelos era escrivão da Fazenda do Reino. Tinha imenso poder.
    No dia 1 de Dezembro de 1640, os Restauradores mataram-no a tiro e foi defenestrado (atirado da janela abaixo) no Paço da Ribeira.
  • Filipe III abandonou o trono de Portugal e os portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei.
  • O dia 1 de Dezembro passou a ser comemorado todos os anos como o Dia da Restauração da Independência de Portugal, já que o trono voltou para um rei português.
sinto-me:
publicado por outeiroseco às 09:00
link do post | comentar | favorito
|
12 comentários:
De JAS FCP Nrº102214 a 2 de Dezembro de 2011 às 22:13
MARITIMO- 2 SL BENFICA- 1
XAU, XAU TAÇA PRÓ BENFICA...
O GLORIOSO VIU O CAMINHO MARITIMO PARA FORA DA TAÇA!
De leonor moreira a 2 de Dezembro de 2011 às 17:02
Boa tarde amigos!

Pois, temos aqui uma boa lição de História.

Parabéns Nuno, é sempre bom recordar.
cmps a todos
leonor moreira
De Lurdes a 2 de Dezembro de 2011 às 13:09
Hola muchachos e muchachas buenos dias!!!!! Hoy se trabaja? Aqui si bueno como já nao sei escrever mais galego melhor fico -me por aqui. Uma boa sexta feira pra todos!
De Nuno Santos a 2 de Dezembro de 2011 às 12:40
Portugal ao longo da sua história confrontou-se com duas crises de independência nacional, ambas pelas mesmas razões. O casamento das herdeiras ao trono português, com reis de Espanha. A primeira ocorreu em 1383 quando, D. Beatriz filha legítima de D. Fernando, casou com o rei de Castela ahando-se com direito ao trono, após a morte do pai.
A segunda, aconteceu com a morte precoce de D. Sebastião, embora substituído provisoriamente pelo seu tio, o Cardeal D. Henrique, mas como não tinha filhos, uma das irmãs de D. Sebastião, casada com D. Filipe II de Espanha, passou a ser a legítima herdeira.
Nas duas crises, a contestação teve origens diferentes. Na primeira crise, a nobreza, muita dela escorraçada por D. Leonor Teles, tinha-se passado para Castela e eram partidários da anexação castelhana. Muitos deles morreram ao serviço dos castelhanos, na célebre batalha de Aljubarrota. Contra a anexação dos castelhanos esteve a burguesia e os pequenos comerciantes, liderados pelo Mestre de Avis, um filho bastardo de D. Fernando.
Na segunda crise da independência pelo contrário, a nobreza que perdera privilégios por a corte estar sedeada em Espanha, sedentos que a corte regressasse a Portugal e a Lisboa e recuperar os seus privilégios, foram eles quem encabeçaram a revolta no tal movimento dos Conjurados.
É curioso que nunca a província se desenvolvera tanto, como nesse período, como não havia a corte em Lisboa, a maioria dos grandes senhores regressaram às terras onde tinham os títulos, e construíram muitos dos solares, dos quais alguns ainda persistem, outros estão em ruína.
Manda a verdade dizer que Portugal conseguiu a independência porque precisamente nesse período a Catalunha intentou também uma revolta para se tornar independente. E o rei achou que deveria concentrar as sua sinergias e o seu exército na defesa da Catalunha, tornando mais fácil os portugueses recuperar a sua independência.
Foi melhor para nós? No lo sé!
Nuno Santos
De Lurdes a 1 de Dezembro de 2011 às 23:44
ahahahahah alguns feriados são mesmo desnecessários , tanto ai como aqui... boa noite pra todos.
De JAS FCP Nrº102214 a 1 de Dezembro de 2011 às 21:17
POIS É, FOI O ULTIMO 1 DE DEZEMBRO QUE DESFRUTAMOS DE FOLGA LABORAL...
ÁI CRISE, CRISE...A QUANTO OBRIGAS...
De Nuno Santos a 1 de Dezembro de 2011 às 19:17
Olá amigos,
Tal como o amigo Manuel Ferrador já escreveu, este feriado, juntamente com o do 5 de Outubro, é um dos que vai acabar, aos quais se vão juntar ainda dois feriados religiosos, que em princípio vão ser, o Corpo de Deus e o da Assunção de Nossa Senhora, o primeiro em data móvel, quase sempre ente Maio e Junho, e o segundo a 15 de Agosto. Apesar de se dizer que a abolição destes feriados, vai trazer maior produtividade ao país, na minha modéstia opinião vão é contribuir para um maior empobrecimento, em especial para o interior do país. Estes feriados proporcionavam a muitos portugueses viajarem cá dentro, promovendo o turismo interno. Eu próprio fiz isso muitas vezes e forma essas escapadinhas que me permitiram conhecer praticamente o país pois durante muitos anos não conseguia passar as minhas férias do verão noutro lugar que não fosse em Outeiro Seco.
Por isso eu digo que essas unidades hoteleiras do interior vão ressentir-se desta medida, e sei do que falo, porque por mais de uma vez já senti dificuldades em arranjar uma cama para dormir nessas escapadinhas. Uma vez fui de Braga a Barcelos, e Guimarães só conseguindo numa residencial nas Taipas, graças a uma desistência de última hora.
Quanto ao feriado da Independência de Portugal com efeito já não faz qualquer sentido e veja-se a actual situação somos governados do exterior onde está a nossa independência?
Um abraço,
Nuno Santos

De Albertina a 2 de Dezembro de 2011 às 11:56
Bom dia amigos!

Muito bem, Nuno, estou completamente de acordo contigo.

Bom fim de semana a todos e não esqueçam a assembleia da AMA.
De GENO FIGUEIRAS☺ a 1 de Dezembro de 2011 às 16:06




1 de Dezembro

- de 1640. Restauração de uma dinastia nacional em Portugal. Após 60 anos de domínio dos Habsburgo, de origem alemã, família real de Espanha e onde normalmente se escolhiam os imperadores alemães, Portugal volta a ter como família real uma casa aristocrática nacional, e um rei vivendo permanentemente no País. D. João, duque de Bragança, subiu ao trono como D. João IV.

- de 1822. D. Pedro I foi coroado Imperador do Brasil.

- de 1868. Foi publicado o primeiro número de «O Primeiro de Janeiro», jornal diário do Porto.

- de 1918. A Islândia declarou-se independente após aprovação do Parlamento dinamarquês .

- de 1919. Lady Nancy Astor tornou-se a primeira mulher a pertencer à Câmara dos Comuns britânica.

- de 1925. Assinatura dos Tratados de Locarno , em que a França, a Bélgica e a Alemanha se garantiram mutuamente a paz e a manutenção das fronteiras na Europa. Os termos dos tratados foram garantidos pela Grã-Bretanha e pela Itália.

- de 1942. O Relatório Beveridge foi publicado, prevendo a criação na Grã-Bretanha de um sistema de segurança social após a conclusão da guerra, e em que toda a população teria direito a seguros de saúde e de emprego.

- de 1954. O Estádio da Luz, do Sport Lisboa e Benfica, foi inaugurado em Lisboa.

- de 1988. Benazir Bhutto foi nomeada para formar governo, tornando-se primeira ministra do Paquistão, e a primeira mulher a governar um país muçulmano.

- de 1989. Gorbachev visitou o Vaticano, encontrando-se com o Papa, acabando com a política ateísta da União Soviética..




De Manuel Ferrador a 1 de Dezembro de 2011 às 13:14
Ola amigos e amigas
Mais um feriado que sempre dá para aliviar o stress, mas consta que este vai acabar de vez. Entretanto aproveito para deixar o seguinte AVISO:

Amanhã, Sexta Feira, pelas 21 horas, os Orgãos Sociais da AMa vão reunir na sua sede provisória, com a finalidade de todos tomarem conhecimento dos assuntos a discutir na Assembleia-geral a realizar no próximo Domingo, pelas 15 horas, no Salão da Casa de Cultura. Trata-se da apresentação aos associados do Plano de ACTIVIDADES E ORÇAMENTO para o ano de 2012. Vamos ter a ocasião de discutir o inicio das obras do futuro Lar para a Terceira Idade. O associados, quer tenham ou não tenham as quotas em dia, devem comparecer nessa Assembleia, o que desde já se agradece.
A união faz a força, e nós bem precisamos dessa união para levar para a frente este projecto.
De Lurdes a 1 de Dezembro de 2011 às 12:57
Olá friends !!!!! feriado né! Então desfrutem. Sim senhor gostei mt da explicação ...enquanto vocês desfrutam eu por cá vou meter mão ao trabalho que não é nada pouco .

Comentar post

.Mais sobre mim

.E-Mail

outeiro_seco@sapo.pt

.Janeiro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. Quem conhece as atletas d...

. Que 2007 traga tudo do me...

. A todos um bom Natal...a ...

. A minha era um pouco mais...

. Faleceu a Srª Eugenia Adr...

. Aleluia... tardou mas che...

. Homenagem aos Outeiroseca...

. Vamos todos aos Santos..a...

. Museu Alberto Sampaio - G...

. Ainda o São Miguel 2016.....

.Links

.Arquivos

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Julho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. desporto

. história

. património

. primavera

. aldeia

. cultura

. direitos e deveres

. igreja

. mundo

. todas as tags

.Pesquisar neste blog

 

.As minhas fotos

.Visitas


View My Stats