Sexta-feira, 30 de Agosto de 2013

No rescaldo e reflexão dos incêndios

 
 
 
 
 
 

 
 
 

Trazemos de novo imagens impressionantes da força e garra do povo de outeiro seco, em especial dos mais jovens que combateram heroicamente a zona habitacional, sem a qual poderia ser uma grande desgraça.

É hora de estar alerta, que ainda há zonas verdes e o perigo é sempre eminente, mas não podemos deixar arrefecer o assunto e vamos iniciar um novo ciclo de reflexão e de tomada de medidas em concreto.

Da reflexão que já fiz, revendo alguma documentação e ouvindo algumas pessoas que estiveram envolvidas aqui vai um esquiço de um documento que pretendo entregar às entidades competentes:

1-      Existe legislação sobre os incêndios, nomeadamente florestais que urge por em prática, mormente o decreto lei nº 124/2006, alterado pelo nº 17/2009 em que obriga, claramente, que numa faixa de 50 metros em volta das habitações são obrigados a fazer a gestão dos combustíveis. Atualiza-se a legislação e apliquem-se as leis. Doa a quem doer… "Dura lex, sed lex".

2-      Um grupo de cidadãos pode recorrer a diversas formas de proteger as suas habitações, nomeadamente no contato com as autoridades, o recurso a abaixo assinados ou aprovação de documentos em Assembleia de Freguesia, entregues a todas as entidades desta área e levados à Assembleia Municipal.

3-      Fazer uma ampla sensibilização, a começar nas escolas, associações de todo o ídolo, para uma educação ambiental com uma forte componente prática.

4-      Sejam dados mais meios aos agentes de combate aos incêndios, garantindo sempre os serviços mínimos de ataque imediato, mesmo que estejam em missões de socorro aos vizinhos.

5-      O fogo tem de ser atacada na raiz…nos minutos imediatos. Assim para além das forças oficiais de combate têm de se dar meios às populações, geridos pelas Juntas de Freguesia ou organizações locais constituídas para o efeito. Cada localidade deve possuir bocas-de-incêndio em quantidade suficiente, bolsas de água bem localizadas e fundamentalmente chaves para abrir as bocas-de-incêndio e meia dúzia de mangueiras de 100 metros, além de um conjunto de material próprio para o combate (enxadas, pás, apaga fogos, máscaras,….)

6-      Devem ser punidos de uma forma exemplar todos os que contribuem para o surgimento dos incêndios quer de uma forma criminosa, por neglicência ou por interesses comerciais.

7-      As propriedades do Estado e das Autarquias têm de dar o exemplo… devem cumprir os requisitos legais para terem moral para aplicar as coimas.

A sua opinião é importante… acrescente nos comentários mais pontos ou envie para email do blogue os seus pontos de vista

sinto-me:
publicado por outeiroseco às 10:33
link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De Anónimo a 30 de Agosto de 2013 às 21:08
DANDO RESPOSTA MAIS UMA VEZ AO SR. ENGH. TENHO A DIZER-LHE O SEGUINTE,
- NA SEXTA FEIRA DIA 23/8 DESDE AS 16,45 H DA TARDE QUE ME DESLOQUEI PARA O INCENDIO DA RIBALTA, PARA AJUDAR VARIAS PESSOAS QUE NECESSITAVAM URGENTEMENTE DE AJUDA, ONDE AJUDEI A COMBATER O FOGO NA COMPANHIA DE 4 AGENTES DA GNR.
- QUANTO Á SUA AFIRMAÇÃO " FORAM POUCOS OS QUE ESTIVERAM COMIGO". TEM TODA ARAZÃO EU NÃO PUDE LUTAVA EM OUTRO LOCAL COM O FOGO. MAS AQUELES QUE LHE DAVAM PALMADINHAS NAS COSTAS QUANDO ERA PRESIDENTE, ONDE ANDAVAM , É QUE HOJE JA NÃO SE LEMBRAM DE SI, SÓ SE LEMBRAVAM NA ALTURA. SABE SÃO OS TAIS AMIGOS DE PENICHE. QUANTO AO INCENDIO DE 24/8 SABADO DEVO-LE DIZER QUE DESDE AS 4,30 ATE AS 22 HORAS TIVE SEMPRE A ACOMPANHA-LO COM UM RASCALHO.
- QUANTOS AS 30 BOCAS DE INCENDIO NÃO AS DISCUTO, MAS DOU-LHE UM PEQUENO EXEMPLO # SE COMPRAR UM CARRO SEM RODAS PARA QUE LHE SERVE#. DEIXO-LHE UMA SUGESTÃO. VISITE AS ALDEIAS DE ARCOSSO E VILAS BOAS VA Á SEDE DA JUNTA E VEJA AS MANGUEIRAS QUE LA TEM COM AGULHETA E PEÇA PARA LIGAR AS BOCAS DE INCENDIO. E PROCURE A QUANTO TEMPO LA ESTÃO. SAUDAÇÕES. ATE BREVE.

De Nuno Santos a 30 de Agosto de 2013 às 14:51
Eis uma série de medidas, com as quais estou de acordo. Infelizmente em Portugal legisla-se muito, mas a aplicação dessas leis, ficam depois muito aquém da intenção do legislador.
De salientar que as empresas, por força da lei da Higiene e Segurança no Trabalho, estão obrigadas a dar cumprimento a uma série de medidas, não só à realização de exames médicos dos seus colaboradores, como de segurança das suas instalações.
No próximo mês de Setembro eu próprio vou frequentar uma acção de formação, para a aprender técnicas de segurança, entre as quais o manuseamento de extintores.
Sendo Portugal um país propenso a incêndios, deveria ser obrigatório dar formação, em especial a todos os eleitos. De salientar que cada freguesia elege entre a Junta e Assembleia de Freguesia, mais de uma dezenas de elementos.
Ora se tal acontecesse e se as bocas de incêndio existentes, fossem correctamente utilizadas, teriam-se evitado os constragimentos que se viveram.
Nuno Santos
De Anónimo a 31 de Agosto de 2013 às 15:34
ALELUIA, ALELUIA!!!!!!!
VOU-LE DAR AQUI MAIS UMAS DICAS, EMBORA NÃO LHE AGRADEM MUITO; EM PRIMEIRO LUGAR APRESNTO-LHE AQUI UM TEXTO DE UM JORNAL LOCAL DE OUTRA ZONA, "DESATARAM A ANUNCIAR ESTATISTICAS NO FINAL DE JULHO. AFIRMANDO QUE ESTE ANO ERA O ANO COM MENOS INCENDIOS. CORRERAM A COLOCAR O CARRO Á FRENTE DA PARELHA DE ANIMAIS QUE O PUXA . UMA ESPECIE DE "BESTAS-QUADRADAS" QUE PARECIAM SUPLICAR: SAIAM Á RUA , EM DIRECÇÃO AS MATAS MAL LIMPAS E DESATEM A COLOCAR FOGO. UM PESSIMO SERVIÇO DE UMA MAIORIA DOS ORGAOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E GOVERNO.sÓ QUARTA-FEIRA , NO TERRITORIO DO CONTINENTE REGISTARAM-SE 236 INCENDIOS, NUM TERRITORIO FLORESTAL QUE TEM 3,2 MILHOES DE HECTARES E NUM PAIS QUE APENAS POSDUI UMA AREA DE 92,O90 KM QUADRADOS. DE SALIENTAR QUE EM PORTUGAL CONTINENTAL SE ENCONTRAM POR CULTIVAR MAIS DE 2 MILHOES DE HECTARES. FALARAM ANTES DO TEMPO. FIM DE CITAÇÃO
AGORA VERIFIQUE DADOS DE INCENDIOS EM 2006 NO D. DE VILA REAL.
ANO EM QUE ESTAVA A FRENTE DA JUNTA
FOGO NEGLIGENTE 138 =30,6%
FOGOS ACIDENTAIS 9 =2,0%
FOGOS INTENCIONAIS 183 = 40,6%
FOGOS NATURAIS 9 =2,0%
FOGOS INDETERMINADOS 112 =24,8%
TOTAL 451 = 100%
MAIS LHE PODERIA DAR SOBREO DISTRITO, MAS NÃO QUERO OCUPA-LO MUITO.
AGORA VOU-LHE RESPONDER PONTO POR PONTO;
1 - SÓ AGORA É QUE DEU CONTA DA LEGISLAÇÃO, ACORDOU TARDE E A MÁS HORAS. EU JÁ CONHEÇO Á MUITO ATÉ FUI SOLICITADO POR ALGUEM DE O. SECO PARA RESOLVER UMA SITUAÇÃO HA ANOS.
2- SIM UM GRUPO DE CIDADÃOS PODE RECORER ASSIM COMO PODE OBRIGAR A JUNTA A UMA ASSEMBLEIA EXTRAORDINARIA, COMO PODE SOLICITAR TAMBEM A PROCUDORIA GERAL DA REPUBLICA A INVESTIGAÇÃO DAS JUNTAS, OU POR MA ACÇAO POPULAR EM TRIBUNAL. TA A VER COMO SÃO AS COISAS SR. ENGH. JA AGORA O QUE FEZ NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL AQUELES ANOS TODOS, DESCONHECIA TUDO ISTO. HA VALENTE HOMEM.
3 - SIM NESTE PONTO CONCORDO MAS É NAS ESCOLAS DE OUTEIRO SECO. MAS NO MEU PONTO DE VISTA DEVE SER GRATUITO.
4- QUANTO AOS MEIOS EM PRINCIPIO DEVEM EXISTIR NA JUNTA DE FREGUESIA E SER DA SUA RESPONSABILIDADE. MAIS INFORMO QUE TODAS AS CORPORAÇÕES DE BOMBEIROS GARANTEM OS SERVIÇOS MINIMOS, E PARA SUA INFORMAÇÃONO DIA DO INCENDIO DA RIBALTA HAVIA NO QUARTEL DOS BVSP, UMA VIATURA DISPONIVEL PARA ACUDIR A UMA URGENCIA EM HABITAÇÕES. É SEMPRE ASSIM QUE FUNCIONA. AGORA AO MEU AMIGO É SÓCIA DE ALGUMA CORPORAÇÃO DE BOMBEIROS? EU SOU Á MAIS DE 25 ANOS.
5- QUANTO AO FOGO O SER ATACADO NA RAIZ, TEM TODA A RAZÃO. MAS FALE COM OS INCENDIARIOS PARA AVISAREM COM ANTECEDENCIA. QUEM DEVE DISPONIBILIZAR DETERMINADAS FARRAMENTAS DEVE SER A JUNTA E ESTAREM A SUA GUARDA. SABE É QUE ESTE ANO OS FOGOS SÃO DIFERENTES, A MAIORIA TEM EFEITO CHAMINÉ OU SEJA AQUILO A QUE NOS CHAMAMOS REMOINHO, E PROPAGA-SE PELAS COPAS DAS ARVORES. SE NÃO SABE O QUE ISTO É INFORME-SE E VENHA PARA A LUTA, TEREI TODO O GOSTO EM O ENSINAR.
6- QUANTO Á PUNIÇÃO VÁ FALAR COM OS SENHORES DA TOGA E DA BECA. E RESOLVA.
7- QUANTO A ESTE PONTO JÁ CHEGA TARDE DESDE 2006 DATA DA PUBLICAÇÃO DA LEI AINDA NÃO VI NENHUMA DENUNCIA SUA CONTRA A AUTARQUIA. É QUE APENAS APRENDEU A DIZER AMEN. ENTÃO ONDE ESTA A SUA MINI-HIDRICA, QUE TANTA FALTA FAZIA AGORA.
VEJA AS OPINIÕES QUE AQUI APARECERAM, SABE OS JOVENS QUE LA ANDAVAM NO FOGO, ESTÃO-SE NAS TINTAS PARA SI. FAZEM-LHE O MANGUITO!
E POR ULTIMO DOU-LHE AQUI OS DEZ MANDAMENTOS DO BOMBEIRO PARA A SUA SEGURANÇA;
. MANTER-SE INFORMADO SOBRE AS CONDIÇÕES METEREOLOGICAS E SEUS PROGNOSTICOS
. MANTER-SE SEMPRE INTEIRADO DO COMPORTAMENTO DO INCENDIO
. QUALQUER ACÇÃO TOMADA CONTRA O INCENDIO DEVE SER TOMADA OBSERVANDO O SEU COMPORTAMENTO ATUAL E FUTURO
. MANTER ROTAS DE FUGA PARA TODOS OS COMBATENTES DEVENDO ESTES CONHECE-LAS
. MANTER UM POSTO DE OBSERVAÇÃO QUANDO EXISTIR A POSSIBILIDADE DE PERIGO
. MANTER-SE ALERTA E CALMO PENSAR CLARAMENTE E ATUAR COM DECISÃO
. MANTER COMUNICAÇÃO PERMANENTE COM O PESSOAL E O CHEFE DO INCENDIO
.DAR INSTRUÇÕES CLARAS E FAZE-LAS ENTENDER
MANTER O CONTROLE DO PESSOAL EM TODO O MOMENTO
. COMBATER O INCENDIO MANTENDO A SEGURANÇA COMO PRIMEIRA CONSIDERAÇÃO
CARO AMIGO ENGH. ALTINO PERMITA-ME QUE LHE DIGA, ESTUDE PRIMEIRO A LIÇÃO, E NÃO AJA DE CABEÇA FRIA.
BOM FIM DE SEMANA DISFRUTE DO JOGO, EMBORA EU SEJA LAGARTO, VOU ANDAR POR OUTRAS PARAGENS, E UMA BOA INAUGURAÇÃO .
De outeiroseco a 31 de Agosto de 2013 às 18:08
Caro anónimo...fiz mais eu e a minha equipa que comigo trabalhou na Junta pela causa dos incêndios que o sr fará em toda a sua vida..as regras, leis, estatísticas. blá blá blá existe muita na net ..não se arme em sabichão de leis e estatísticas. Agora pelos vistos passa vida a denunciar..que lhe tem adiantado? Rigorosamente nada... gosto mais do trabalho direto com os responsáveis e eficácia na ação.
E já gora passe o texto pelo corretor dos erros.. não pode ser muito letrado, ou tirou algum curso nesses ditos internacionais.
Dê dicas para melhorar o documento e deixa-se de tretas fiadas.
Altino Rio

Comentar post

.Mais sobre mim

.E-Mail

outeiro_seco@sapo.pt

.Janeiro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. Quem conhece as atletas d...

. Que 2007 traga tudo do me...

. A todos um bom Natal...a ...

. A minha era um pouco mais...

. Faleceu a Srª Eugenia Adr...

. Aleluia... tardou mas che...

. Homenagem aos Outeiroseca...

. Vamos todos aos Santos..a...

. Museu Alberto Sampaio - G...

. Ainda o São Miguel 2016.....

.Links

.Arquivos

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Julho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. desporto

. história

. património

. primavera

. aldeia

. cultura

. direitos e deveres

. igreja

. mundo

. todas as tags

.Pesquisar neste blog

 

.As minhas fotos

.Visitas


View My Stats