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Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

Nossa Senhora do Ó ou Sra. do Rosário

outeiroseco, 18.07.07

 

A Nossa Sra. do Ó simboliza a gravidez da Virgem Maria. Nas suas imagens, aparece-nos com um ventre aumentado, como sinal de esperanças de parto. O culto à Nossa Senhora do Ó iniciou-se em Toledo (Espanha) no século X. Em Portugal, venera-se em muitos locais, de tal forma que há 16 freguesias do país que têm a Nossa Senhora do Ò como sua padroeira.

Em Outeiro Seco, há quem defenda que a santa que agora dá o nome à nossa capela da Sra. do Rosário, já foi a Nossa Senhora do Ò, pois existe no altar mor da igreja matriz, uma outra Sra. do Rosário.

Terá mudado de nome, porque no século XIX, um movimento moralista e reformista no seio da igreja católica, entendeu que a Imaculada Conceição, não combinava com aquela imagem, em avançado estado de gravidez.

Por essa razão, muitas imagens da Sra. do Ó foram retiradas do culto, ou então, reinventadas. Deixaram de ter a mão sobre o ventre, colocaram-lhes um manto para encobrir o ventre, ou ainda, foi-lhes colocado o menino ao colo.

Não há registos da origem desta nossa imagem, o certo é que a sua presença na capela da Sra. Do Rosário, onde coabita com o Sr. Dos Passos, e com a nossa valiosa ara romana, valoriza sobremaneira, o nosso vasto património religioso.

Lamentavelmente, apesar da capela estar situada, bem no centro da aldeia, parece não ser muito apreciada nem valorizada pelos locais, tal o estado de degradação a que chegou o seu interior, nomeadamente o altar.

Para quem não conhece esta capela fica pois a sugestão, visitem-na com espírito crítico e observador, ficam assim a conhecer mais uma jóia do nosso património religioso e cultural.

Nuno Santos