Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

Baldão, para memória futura

outeiroseco, 27.01.09

 

 

Há dias falamos da Nora, aparelho de tirar água de poços e hoje numa visita a uma obra, que amanhã daremos noticia, fomos surpreendidos pela riqueza arquitectónica que vos apresentamos. É um baldão á moderna é certo, mas o processo mecânico é idêntico ao original, todo feito de madeira, com uma pedra de contrapeso. Este é inovador pois aproveitaram um poste da electricidade e a gancha é de ferro. Situa-se bem perto da estrada das Antas, perto do pai Carvalho, numa propriedade da família Afonso. O Nuno dirá os proprietários e acrescentará mais pormenores. Outros podem colaborar, se falarem da sua experiência, à nova geração, de tirar água de poças, com este fantástico aparelho. O meu pai tinha um num poço na Ribalta, mas confesso que o risco era elevado pelo facto de a pessoa se colocar numa pedra suspensa sobre o poço, e por isso fica a minha admiração por todos que o usaram para regar as hortas que nos alimentaram com as verduras e demais alimentos que nos fizeram crescer a um ritmo próprio, diferente do provocado pelos alimentos actuais das papas,  iogurtes, pizas e hambúrgueres

4 comentários

  • Olá Carlos
    Como deverias saber este site é pessoal. Eu sou o único Administrador e se houver despesas são suportadas por mim. A Junta não tem nada a ver com a administração do site e muito menos tem despesas (não lances a confusão nas pessoas). Muito me admira pois considero-te um cidadão evoluído tecnologicamente. É só consultar o perfil do administrador e lá podes ver o meu nome e o endereço do email. Que seja a última vez que explico a situação. Agora que tenho dado informações relativas à actividade da Junta não o nego, mas julgo que numa percentagem muito baixa. Mas a Junta também faz parte da vida de Outeiro Seco, pois tem sido a grande impulsionadora do progresso, e não vejo qualquer mal nisso.
    Quanto a enviarem noticias para o meu blog, Outeiro Seco, tradição e modernidade, tenho-o solicitado por diversas vezes, e por isso só agradeço que me enviem pois nem sempre tenho tempo e temas. Agora terás de compreender que este blog tem um editorial e nem todas as noticias encaixam nos seus objectivos e só publicarei as que tiverem esse enquadramento. Por isso existem outros blogs mais adequados e mesmo interessantes e podem sempre ser criados novos blogs, como deves saber são gratuitos.
    Aguardo essas noticias.
    Sempre ao dispor, nomeadamente através do email
    Altino Rio
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 28.01.2009

    Sr. Presidente da Junta e Administrador deste "blog", julgo que foi muito explícito em relação ao comentário deste sr. Vamos ver se ele o consegue entender...Algumas pessoas dizem as coisas só por dizer, sem fundamento nenhum, ou até mesmo para lançarem dúvidas nas pessoas. Deveriam se informar melhor antes de falarem ou então ficarem mesmo calados...Este Sr.(Carlos Rio), só acede a este blog para fazer comentários descabidos ou então pedir alguma coisa em seu benefício (à junta de freguesia)claro!!! Uma pessoa que se julga tão culta e com tantos conhecimentos.... Peço desculpa Sr.Presidente pelo meu anonimato,mas é preferível assim, do que gerar conflitos desnecessários. É de louvar o progresso desta aldeia tão bonita (Outeiro Seco), nestes ultimos anos. Parabéns a todos os que dão o seu contributo para que isso possa ser possivel, por vezes com muito esforço, com algumas críticas de alguns populares e vandalismo encoberto pela calada da noite. Quem sabe pelos mais novos ou não???!!!Mas que não deveriam ficar impunes! É muito gratificante para quem está longe e tem interesse por esta terra, poder aceder a este "blog" e ver nele diversa informação sobre o desenvolvimento da mesma, nomeadamente actividades da Junta. Não vejo em quê, isso possa ser alvo de críticas....Um "Bem Haja" a este bolg, que também é um instrumento fundamental, de progresso e modernidade para OUTEIRO SECO.
  • Sem imagem de perfil

    Anonimo 28.01.2009

    Ainda bem que podemos responder em ANONIMATO pois se tivéssemos que dar a cara como as pessoas corajosas que por aqui passam caíamos no ridículo pois telhados de vidro . . . . . .
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.