Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

Bicentenário do Cerco e tomada de Chaves com a presença do Dr Cavaco Silva

outeiroseco, 25.03.09

Para comemorar esta efeméride a Câmara Municipal de Chaves e O Regimento de Infantaria 19, elaboraram um vasto programa com destaque para as cerimónias ocorridas no Largo de Nossa Senhora da Lapa: Continência das Forças em Parada; Inauguração do Monumento ao General Silveira, cerimónia aos mortos, alocução das entidades e desfile das Forças em Parada. A presença do Presidente da República, Dr Aníbal Cavaco Silve, o Chefe de Estado Maior do Exercito e todos os Presidentes de Câmara do Alto Tâmega para além de uma moldura humana significativa, abrilhantada pelos alunos do Pré-escolar e 1º Ciclo.

As fotos documentam os acontecimentos ocorridas hoje de manhã, no local referido e uma foto antiga das comemorações há 100anos.

Outeiro Seco teve um papel activo nesta intervenção, onde ocorreram algumas batalhas.

 

“Em Março de 1809, as tropas francesas comandadas pelo General Soult invadiram Portugal pela segunda vez entrando por Chaves, depois de bastante resistência por parte das nossas tropas estacionadas na então Vila, acabaram por tombar perante o poderio do inimigo. Esse acontecimento é considerado como uma das páginas mais importantes da História de Portugal e de Chaves.”

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.