Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

Dr. Adérito Freitas, recebe as chaves da cidade de Valpaços e lança livro sobre Moinhos

outeiroseco, 30.05.09

 

Decorreu hoje, na cidade de Valpaços, no auditório do Pavilhão Multiusos, uma homenagem ao Professor (aposentado) Adérito Freitas através da entrega das chaves da cidade. Para este momento estiveram presentes o Governador Civil de Vila Real, Dr Alexandre Chaves o Presidente da Câmara de Valpaços, Engº Francisco Tavares.

De seguida passou-se à apresentação do livro, em dois volumes, sobre a temática Moinhos (Moinhos de Rodízio e Azenhas), com uma descrição muito pormenorizada do autor e demonstrativa do labor e empenho na concretização desta notável obra.

Pois perguntará o visitante qual a relação com as temáticas aqui tratadas. O Dr Adérito foi professor do Administrador e o livro foi executado numa tipografia da cidade o qual tive o privilégio de partilhar com o autor alguns momentos de recordação e a paixão por estas temáticas. Nutro uma particular admiração por estes homens que passam anos de trabalho árduo de campo e gabinete até chegar ao produto final.

Pois combinamos a troca de galhardetes que a foto documenta, livro dos moinhos por livro do centeio. Foi emocionante o momento que jamais esquecerei.

Parabéns ao autor e muitos anos de vida para continuar a sua obra pois já conta com quase uma dúzia de livros sobre temas Valpacenses.

Neste encontro estavam muitos alunos do Liceu Nacional de Chaves, bem como o Professor Alberto Mendonça que a foto mostra com quem partilho uma admiração, pois foi meu professor e treinador de Volei, bem como, no âmbito da DGD muito ajudou a Casa de Cultura – recordar o apoio à 1ª edição da Corrida da Páscoa e ajuda financeira para a construção dos balneários.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.