Dr. Adérito Freitas, recebe as chaves da cidade de Valpaços e lança livro sobre Moinhos
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
Decorreu hoje, na cidade de Valpaços, no auditório do Pavilhão Multiusos, uma homenagem ao Professor (aposentado) Adérito Freitas através da entrega das chaves da cidade. Para este momento estiveram presentes o Governador Civil de Vila Real, Dr Alexandre Chaves o Presidente da Câmara de Valpaços, Engº Francisco Tavares.
De seguida passou-se à apresentação do livro, em dois volumes, sobre a temática Moinhos (Moinhos de Rodízio e Azenhas), com uma descrição muito pormenorizada do autor e demonstrativa do labor e empenho na concretização desta notável obra.
Pois perguntará o visitante qual a relação com as temáticas aqui tratadas. O Dr Adérito foi professor do Administrador e o livro foi executado numa tipografia da cidade o qual tive o privilégio de partilhar com o autor alguns momentos de recordação e a paixão por estas temáticas. Nutro uma particular admiração por estes homens que passam anos de trabalho árduo de campo e gabinete até chegar ao produto final.
Pois combinamos a troca de galhardetes que a foto documenta, livro dos moinhos por livro do centeio. Foi emocionante o momento que jamais esquecerei.
Parabéns ao autor e muitos anos de vida para continuar a sua obra pois já conta com quase uma dúzia de livros sobre temas Valpacenses.
Neste encontro estavam muitos alunos do Liceu Nacional de Chaves, bem como o Professor Alberto Mendonça que a foto mostra com quem partilho uma admiração, pois foi meu professor e treinador de Volei, bem como, no âmbito da DGD muito ajudou a Casa de Cultura – recordar o apoio à 1ª edição da Corrida da Páscoa e ajuda financeira para a construção dos balneários.





