Sábado, 27 de Junho de 2009

XII Encontro de Bloguistas em Segirei

Conforme anunciado teve, hoje,  lugar em Segirei o XII Encontro de Bloguistas, estando a organização a cargo dos amigos Fernando Ribeiro e Tânia Oliveira. Um grande grupo partiu, pelas 9h00, do Centro Cultural de Chaves e transportados num autocarro da CMC, com o seguinte programa: passeio pela Rota do Contrabando, almoço na praia fluvial de Segirei apresentação de dois livros e tarde de convívio. O Grupo principal fez o percurso com destino a Segirei tendo realizado algumas paragens com o objectivo de admirar as deslumbrantes paisagens. Chegados a Segirei iniciamos a caminhada da rota do contrabando, pelo lado Espanhol, um projecto muito bem conseguido com passagens espectaculares: o ribeiro sempre a acompanhar os caminhantes, lagos e cascatas, moinhos, pontes de madeira, miradouros, flora muito verdejante, um ambiente muito animado…enfim um passeio que se recomenda a todos que tiverem um pouco de capacidade física. O momento alto foi a descida à cascata, um lugar de sonho. A parte final, a subir, um pouco cansativa, mas nada que fizesse criar desânimo nos caminheiros, dada a paisagem ser de facto uma coisa espectacular. O autocarro deu uma boleia até à aldeia de Segirei que permitiu o contacto com a população e admirar a bonita localidade. Alguns participantes seguiram pela rota portuguesa, um pouco menos bem tratada, enquanto os menos resistentes seguiram de autocarro até à praia Fluvial. Lugar esplendoroso, muito bem tratado, onde uma empresa contratada serviu um almoço abundante e apetitoso. A vontade de comer já era muita depois do esforço físico, mas sem grande cansaço. Após o café foi a vez de serem apresentados dois livros”De Chaves a Copenhaga” e “O Prazer e o Tédio” com a presença dos autores, respectivamente Gil Santos e José Carlos Barros. Duas leituras que se recomendam, à venda nas livrarias de Chaves. O Presidente da Câmara, Dr. João Batista, recentemente chegado, dirigiu algumas palavras relacionadas com o encontro e com os livros. Também aproveitei para anunciar a apresentação de um livro “Cancelas e Chaminés de Chaves” no dia 9 no Faustino, que vai ser anunciado nos blogues das cancelas e das chaminés. Durante a tarde foi possível confraternizar e já no final ainda houve tempo para umas cantorias e o caldo verde. Distribuídas umas lembranças o encontro terminou por volta das 8h00 e a chegada ao ponto de partida aconteceu às 21h00. Em suma um dia inesquecível e locais que podem e devem ser visitados, nomeadamente a rota do contrabando, especialmente a parte espanhola. Deliciem-se com as fotos e divirtam-se comentando…e não se esqueçam de visitar este local único.

 

sinto-me:
publicado por outeiroseco às 23:52
link do post | comentar | favorito
9 comentários:
De riolivre a 28 de Junho de 2009 às 22:46
Pensei que ninguém tinha conseguido passar pela guardia civil e pela guarda fiscal. Afinal,fico a saber que tu fizeste parte desse grupo que levava e trazia aquilo que o Salazar, de um lado, e o Franco, do outro, não queríamos que consumíssemos. E o teu fardo, embora leve e, talvez por isso, fácil de transportar, é um conjunto de belos retratos que, certamente, vão aguçar o apetite àqueles que não conhecem Segirei para não perderem a oportuniodade de aí se deslocarem.
Bem hajas, Altino, por, desta forma, dares a conhecer um rincão escondido mas muito lindo do nosso tão esquecido concelho.
Abraço.
Celestino
De Nuno Santos a 28 de Junho de 2009 às 09:11
Foi bonito este encontro dos bloguistas, um pouco diferente dos restantes, porque para lá da componente do convívio e da gastronomia, contemplou também um momento alto de cultura, com o lançamento dos livros, " De Chaves a Copenhaga" do Gil Santos e "O Prazer e o Tédio do José Carlos Barros".
A apresentação do livro do Gil Santos, foi para mim um momento de grande emoção, porque o meu avô paterno, Manuel dos Santos foi também ele, um combatente na primeira grande guerra, que passou por lá, as mesmas vicissitudes que o avô do Gil. Deste modo eu ao ouvir narrar os episódios vividos pelo seu avô, eram os sentimentos e angústias do meu av,. que no meu imaginário eu estava a ouvir. O livro do José Carlos Barros, foi também um momento muito especial por razões diferentes. De há muitos anos que nos liga uma relação pessoal com a sua família desde que nos longíquos anos de 1973 e 1974 a Celeste foi hóspede na casa de seus pais em Boticas. Desde aí temos acompanhado o seu percurso pessoal e profissional expresso na dedicatória que ele nos escreveu no livro autografado.
Este encontro foi ainda para mim uma viagem ao passado, pelo reencontro com pessoas que por razão de cruzamentos familiares, estiveram relacionados comigo ou com familiares meus Desde logo, os próprios organizadores do evento o Fernando e a Tânia. O Fernando através do seu sogro Sr. Doutel, e a Tânia pelos pais velhos conhecidos de há muitos anos. Mas ainda o Sr. Antenor, o décano presidente da junta de freguesia onde se insere Segirei que também nos recebeu e que é tio de duas minhas amigas colegas de profissão há mais de trinta anos, e que também ele fora amigo do meu avô Eurico. Os restantes eram já meus conhecidos doutros momentos. Um abraço especial ao Altino pelo convite. Quanto à descrição do local, corroboro tudo o que o Altino disse, apenas reforço que este local, era ainda mais paradisíaco, antes do incêndio que ali ocorreu há uns cinco anos. Mas deixo também o alvitre. Vão a Segirei e façam a rota do contrabando, está bem sinalizada, e não deixem de ir à cascata é um fenómeno natural deslumbrante.
De regresso à capital umabraço para todos.
Nuno Santos
De leonor moreira a 28 de Junho de 2009 às 11:59
Ora bem,
primeiro,bom Domingo para todos.
segundo,um GRANDE puxão de orelhas a quem organizou este encontro,de Outeiro Seco,por não inserir neste blog o programa.
Se soubesse que ia ser apresentado o livro"A Saga de um Combatente",diário de guerra de meu tio António,pois todo o meu trabalho de Sábado,ficaria à espera...outro puxão de orelhas,mas este maior ao meu primo Gil,por não me ter avisado.
Aproveito então para divulgar aqui ,que a família Moreiras de AMOINHA NOVA,prepara guião para reconstituição do regresso do Combatente à sua aldeia natal,há 90 anos.Está a ser escrito em Transmontanês ,com recurso a roupas usadas na época.
Abraço
leonor
De Lurdes a 28 de Junho de 2009 às 14:55
Bom dia a todos. Leonor na te zangues tão cedo dá-lhe o tal puxão de orelhas a todos que bem merecem já depois te vais sentir mais aliviada...sem pena puxa as bem ouvis-te?. Quero aproveitar para dizer que de todas as fotos a umas em especial que gostei muito, foram as fotos da cascada, mesmo um paraíso para ir passear ou ate......agora deixo a imaginação de todos contem historias ai passadas ou se não à historias inventem...Leonor relax ok? Que passem um lindo domingo e amanha falamos pois eu me retiro vou ir a.........se me animo depois conto. Um abraço !
De leonor moreira a 28 de Junho de 2009 às 21:42
Olá lurdes,
não conheço aquele local,sem dúvida,imagens lindas!
Sim,combinado,para o verão vamos lá.
Marca já a viagem.
Abraço
De Lurdes a 29 de Junho de 2009 às 12:46
Olá Leonor, boa semana, aqui já começamos com chuva outra vez....eu fiquei maravilhada com estas fotos da cascada e definitivamente quero conhecer esse lindo local...ok já estou tratando da passagem, espera por mim ouviste?

cmps :-)
De Nuno Santos a 28 de Junho de 2009 às 23:15
Olá Leonor,
Não tens razão para o puxão de orelhas, porquanto a organização do encontro não coube ao blog Outeiro Seco, mas aos blogues Segirei e Chaves. Senão conheces o blog Chaves eu aconselho-te a visita, tem um link neste blog. O teu primo Gil Santos colabora também nesse blog com textos que eu aprecio muito.
Sobre a reconstituição da chegada do seu avô à Amoinha Nova, ele falou-nos desse projecto em curso. Se for um acto público e estivermos aí em cima, teremos o maior prazer em estar presente.
Cmp.
Nuno Santos
De leonor moreira a 29 de Junho de 2009 às 11:04
Olá Nuno,
Não foi mais de que uma bincadeira,já me conheces...costumo ler acompanhar esses discursos do Gil,aliás foi aí que "encontrei" o meu primo que ainda não sabia da sua existência.
cmps
leonor
De Lurdes a 28 de Junho de 2009 às 01:02
O Leonor onde estas metida??? Não me digas que já estas a dormir!!!!!Levanta-te anda lá ....Como vês eu fui a primeirinha a ver estas lindas fotos. Olha no verão temos de ir conhecer esta linda aldeia ate podemos andar na famosa rota do contrabando assim pode-mos relembrar essas saídas a Espanha ..que te parece mas desde já te digo não me peças para levar a famosa "burra ruça " ouviste? Ok dorme em paz e a manha falamos..mas levanta cedo ok?

Lindas fotos mesmo...estou admirada......

Comentar post

.Mais sobre mim

.E-Mail

outeiro_seco@sapo.pt

.Janeiro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. Quem conhece as atletas d...

. Que 2007 traga tudo do me...

. A todos um bom Natal...a ...

. A minha era um pouco mais...

. Faleceu a Srª Eugenia Adr...

. Aleluia... tardou mas che...

. Homenagem aos Outeiroseca...

. Vamos todos aos Santos..a...

. Museu Alberto Sampaio - G...

. Ainda o São Miguel 2016.....

.Links

.Arquivos

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Julho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. desporto

. história

. património

. primavera

. aldeia

. cultura

. direitos e deveres

. igreja

. mundo

. todas as tags

.Pesquisar neste blog

 

.As minhas fotos