Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

XII Encontro de Bloguistas em Segirei

outeiroseco, 27.06.09

Conforme anunciado teve, hoje,  lugar em Segirei o XII Encontro de Bloguistas, estando a organização a cargo dos amigos Fernando Ribeiro e Tânia Oliveira. Um grande grupo partiu, pelas 9h00, do Centro Cultural de Chaves e transportados num autocarro da CMC, com o seguinte programa: passeio pela Rota do Contrabando, almoço na praia fluvial de Segirei apresentação de dois livros e tarde de convívio. O Grupo principal fez o percurso com destino a Segirei tendo realizado algumas paragens com o objectivo de admirar as deslumbrantes paisagens. Chegados a Segirei iniciamos a caminhada da rota do contrabando, pelo lado Espanhol, um projecto muito bem conseguido com passagens espectaculares: o ribeiro sempre a acompanhar os caminhantes, lagos e cascatas, moinhos, pontes de madeira, miradouros, flora muito verdejante, um ambiente muito animado…enfim um passeio que se recomenda a todos que tiverem um pouco de capacidade física. O momento alto foi a descida à cascata, um lugar de sonho. A parte final, a subir, um pouco cansativa, mas nada que fizesse criar desânimo nos caminheiros, dada a paisagem ser de facto uma coisa espectacular. O autocarro deu uma boleia até à aldeia de Segirei que permitiu o contacto com a população e admirar a bonita localidade. Alguns participantes seguiram pela rota portuguesa, um pouco menos bem tratada, enquanto os menos resistentes seguiram de autocarro até à praia Fluvial. Lugar esplendoroso, muito bem tratado, onde uma empresa contratada serviu um almoço abundante e apetitoso. A vontade de comer já era muita depois do esforço físico, mas sem grande cansaço. Após o café foi a vez de serem apresentados dois livros”De Chaves a Copenhaga” e “O Prazer e o Tédio” com a presença dos autores, respectivamente Gil Santos e José Carlos Barros. Duas leituras que se recomendam, à venda nas livrarias de Chaves. O Presidente da Câmara, Dr. João Batista, recentemente chegado, dirigiu algumas palavras relacionadas com o encontro e com os livros. Também aproveitei para anunciar a apresentação de um livro “Cancelas e Chaminés de Chaves” no dia 9 no Faustino, que vai ser anunciado nos blogues das cancelas e das chaminés. Durante a tarde foi possível confraternizar e já no final ainda houve tempo para umas cantorias e o caldo verde. Distribuídas umas lembranças o encontro terminou por volta das 8h00 e a chegada ao ponto de partida aconteceu às 21h00. Em suma um dia inesquecível e locais que podem e devem ser visitados, nomeadamente a rota do contrabando, especialmente a parte espanhola. Deliciem-se com as fotos e divirtam-se comentando…e não se esqueçam de visitar este local único.

 

5 comentários

  • Sem imagem de perfil

    leonor moreira 28.06.2009

    Ora bem,
    primeiro,bom Domingo para todos.
    segundo,um GRANDE puxão de orelhas a quem organizou este encontro,de Outeiro Seco,por não inserir neste blog o programa.
    Se soubesse que ia ser apresentado o livro"A Saga de um Combatente",diário de guerra de meu tio António,pois todo o meu trabalho de Sábado,ficaria à espera...outro puxão de orelhas,mas este maior ao meu primo Gil,por não me ter avisado.
    Aproveito então para divulgar aqui ,que a família Moreiras de AMOINHA NOVA,prepara guião para reconstituição do regresso do Combatente à sua aldeia natal,há 90 anos.Está a ser escrito em Transmontanês ,com recurso a roupas usadas na época.
    Abraço
    leonor
  • Sem imagem de perfil

    Lurdes 28.06.2009

    Bom dia a todos. Leonor na te zangues tão cedo dá-lhe o tal puxão de orelhas a todos que bem merecem já depois te vais sentir mais aliviada...sem pena puxa as bem ouvis-te?. Quero aproveitar para dizer que de todas as fotos a umas em especial que gostei muito, foram as fotos da cascada, mesmo um paraíso para ir passear ou ate......agora deixo a imaginação de todos contem historias ai passadas ou se não à historias inventem...Leonor relax ok? Que passem um lindo domingo e amanha falamos pois eu me retiro vou ir a.........se me animo depois conto. Um abraço !
  • Sem imagem de perfil

    leonor moreira 28.06.2009

    Olá lurdes,
    não conheço aquele local,sem dúvida,imagens lindas!
    Sim,combinado,para o verão vamos lá.
    Marca já a viagem.
    Abraço
  • Sem imagem de perfil

    Lurdes 29.06.2009

    Olá Leonor, boa semana, aqui já começamos com chuva outra vez....eu fiquei maravilhada com estas fotos da cascada e definitivamente quero conhecer esse lindo local...ok já estou tratando da passagem, espera por mim ouviste?

    cmps :-)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.