Domingo, 28 de Junho de 2009

As Cegonhas da Ribalta

 

O prometido é devido. Hoje, ainda Domingo, cá trazemos as cegonhas da Ribalta a pedido da Leonor Moreira. Obrigado pela sugestão, que sempre ajuda, mas confesso que cria alguns obstáculos que é preciso vencer. As nossas queridas cegonhas nem sempre estão disponíveis para se deixarem fotografar, pois a vida delas depende de outras coisas. Um dos pais vai procurar alimentos e juntam-se a um grande bando na procura, nos terrenos da Veiga, os bichinhos que vão satisfazer as crias que esperam pacientemente. Nesta fase elas já começam a voar e já devem auto alimentar-se. Quem possa utilizar algum tempo nesta observação verificará que existe um processo de criação que vai desde a feitura do ninho, à procriação, ao aconchego e protecção dos ovos, o carinho e alimentação a dar aos bebes pelos cegonhas adultas e até ao ensinar a voar. Todos os anos voltam de novo e o ciclo continua.

Espero que tenham gostado, foram a s fotos possíveis. Uma boa semana muitos e bons comentários, com respeito e civilidade

sinto-me:
publicado por outeiroseco às 23:02
link do post | comentar | favorito
23 comentários:
De Artur Moura a 29 de Junho de 2009 às 22:12
As fotos estão muito sugestivas , assim como o texto, abordando sucintamente o ciclo anual das cegonhas que voa alegremente pelos campos da Veiga de Chaves, na procura do sustento das suas crias e de si próprias.
Os visitantes do Blog ficam por certo mais atentos às actividades das cegonhas e quem sabe, irão fotografá-las também com qualidade .
Parabéns ao Admin . do Blog
Artur Moura
De Lurdes a 29 de Junho de 2009 às 16:50
Ora pois muito bem. Querem saber uma coisa já me confundiram.....Vamos lá aclarar este assunto, estou de acordo com o anónimo com respeito ao comentário databernapreta o pá isso e verdade estamos a falar "alhos" e tu ou você vais para "bugalhos" toca lá a concentrar um pouco e se precisam de tradução e só dizer e rápido arranjamos tradutor ok? O Leonor desviei-me um pouco do blog por coisas de trabalho e olha com que me venho encontrar...... por favor povo concentrem-se e já não me confundam mais..preciso de encontrar o fio a meada...ok alguém quer ajudar?

Um abraço
De leonor moreira a 29 de Junho de 2009 às 17:58
lula,
e tu és a culpada!Como comentadora número 1 e mulher sensata,põe lá um pouco de ordem na mesa.Vê lá pq a lapiseira vai para o estojo ...
Sabes,a cegonha não tem faringe e por isso,não pode emitir sons.Diz-se que glotera...o som é produzido,quando bate o bico.
Nós não gloteramos,só se for necessário...
Abraço,amiga!
De Lurdes a 29 de Junho de 2009 às 18:50
O Leonor, ok já que me estas a dar o poder, vou mesmo que por ordem aqui. Atenção a todos os visitantes e comentaristas por favor de se reportarem a sala de conferencia a que tem a mesa redonda..... há um assunto importantíssimo a tratar, por favor levar lápis e papel para anotar ok? Leonor será que podias ajudar? Leva o livro para marcar falta a quem não comparecer ok? Vejam só como este blog e de informativo uma coisa mais que aprendi hoje as cegonhas não tem faringe, honestamente eu não sabia. E o que eu digo sempre a coisas novas para apreender, Leonor obrigada por essa.

Um abraco.
De Lurdes a 29 de Junho de 2009 às 19:20
Bem e quanto ao titulo de comentadora # 1 não sei se esta bem atribuído mas se insistem eu aceito. Para aqueles que não sabem as Cegonhas alimentasse de rãs, cigarras, cobras, insectos , minhocas e peixes. Cientificamente são classificadas assim:

Reino:
Animalia

Filo:
Chordata

Classe:
Aves

Ordem:
Ciconiiformes

Família:
Ciconiidae

Género:
Ciconia


De leonor moreira a 29 de Junho de 2009 às 19:52
Olha,uma vez vi uma cegonha a voar,levando no bico uma cobra,animal que nada combina comigo.Confesso que fiquei arrepiada.
Ora então,já me encontro na reunião agendada por ti.Onde estão os intervenientes?Vamos lá!Apareçam agora!...
De Lurdes a 29 de Junho de 2009 às 20:47
Leonor tu tal como eu muito pontual. O resto do pessoal vão ter falta. De cobras eu nem quero falar só de falar nelas fico toda arrepiadinha e um dos animais que mais medo tenho. Mas apesar desse pavor que lhes tenho fui capaz de tocar numa "Anaconda" ...tive-a mesmo frente a frente....ai que medo...se não fosse por estar no pescoço da outra pessoa e ser domesticada só te digo...a pernas para que te quero

Um abraço
De Lurdes a 29 de Junho de 2009 às 12:37
Ora muito bom dia/boa semana para todos. Lindas imagens das famosas congonhas da Ribalta, Leonor o Sr. admin merece os parabéns por estas imagens tão bonitas me parece que ate as próprias cegonhas ajudaram muito com as bonitas poses....

Um braço !
De leonor moreira a 29 de Junho de 2009 às 13:12
Lurdes
Já vou para o aeroporto esperar-te!Bem vinda amiga!
Abraço
leonor
De Anónima Nº1 Joana a 29 de Junho de 2009 às 09:33
Ora muito bom dia para todos, eu já estou a trabalhar.
Olha as cegonhas da ribalta que belas imagens embora num dia núbio .....
Madrinha ,Lurdes , Anónimos venham ver.... não se demorem venham ver as beldades....
Mas vou-lhe informar que lá para os lados das antas á outro ninho bem merecido de ser fotografado também, ainda não o vi Srs. Administrador????
Claro que já nada lhe passa despercebido, creio eu....
Bom dia para todos......
De leonor moreira a 29 de Junho de 2009 às 10:51
Sr. Administrador,
Imagens lindíssimas!!!Valeu a pena esperar!
Obrigada.
Sobre o encontro,foi mais uma brincadeira,não leve a sério.
cmps pelo trabalho desenvolvido
Leonor
De leonor moreira a 29 de Junho de 2009 às 10:56
Querida Joaninha:
Acordaste-me com essa alegria toda,mas digo-te q fiquei encantada com as imagens da cegonha.Quanto à outra que há......há..ou existe em Outeiro Seco vou procurá-la no próximo fim de semana.Um beijo e bom trabalho.
A tua madrinha
leonor
De Anónoma Nº1 Joana a 29 de Junho de 2009 às 12:03
Olá Madrinha sinto-me feliz pois a minha Madrinha é tão querida para mim " eu bem preciso sou uma menina", valeu a pena descobrir este Anjo da Guarda
boa escolha da parte de meus Pais.PARABÈNS!!!!
Quanto ás cegonhas das antas, assim mo disseram ,
quando as descobrires dá mais promenores.....
"Ou será que o nosso bloguista vai á descoberta!!!!!!
Okéi vamos ficar de olho.....
Olha estou super cansada, o fim de semana foi esgotante o que me deu algum entusiasmo para o dia de hoje foi as cegonhas "e o querida afilhada" caiu tão bem nem imaginas......
Bom resto de dia para ti e um "xicoração"
De leonor moreira a 29 de Junho de 2009 às 12:37
Afilhada joaninha,
fico feliz pelo facto de através deste meio de comunicação,desenvolvas o teu trabalho com mais interesse e anseies por "palavras"incentivadoras.Parabéns pelos valores incutidos com certeza pelos teus pais,respeito pelo próximo,ainda q desconhecido,como é nosso caso e saber estar na vida.
beijinho e bom trabalho
Os por.......pormenores sobre cegonhas das Antas
dar-tos-ei,logo q possível
De leonor moreira a 29 de Junho de 2009 às 13:22
Amiga afilhada,
Estás a ver?As cegonhas não querem ir para as Antas.Também,fizeram-lhes os ninhos sem as consultar...Na ex-fábrica -telheira na estrada ,quem vai para Amoinha Nova,mora um casal mais os seus filhotes num dos postes da referida telheira.Lindo ninho,eu já vi os enormes galhos no bico,aquando da feitura do ninho.
Maravilha!!Quando chove,abrem as enormes asas para proteger as suas crias,verdadeira maravilha da Natureza!!!
Abraço,joaninha.
De Joana Anónima nº1 a 29 de Junho de 2009 às 15:48
Pois Madrinha tens razão não as consultaram agora deram-lhe castigo.....
Coitado do Srs Ulisses fê-lo com tanto carinho " eu sou testemunha disso" e agora abandonado......
Paciência com o tempo elas vão ocupar o seu lugar....
Sim Madrinha ,diz que á um outro ninho lá para as antas temos de descobrir aonde precisamente.....
Alguém nos pode ajudar???????
Podes crer que o entusiasmo logo de manha é visitar o blogue para ver as novidades
Obrigada Madrinha por todos esses elogios, vais gostar conhecer-me eu sou fixe (sabes já não tenho avós) bjjjjjj
De leonor moreira a 29 de Junho de 2009 às 16:30
Pois é,tb posso ser "tua avó",emprestada,claro!Pelo ar,penso que terei idade para ser tua avó,Joaninha.Moras em Outeiro Seco?Já percebi que não.Ficámos amigas,não é assim?
Bom e produtivo trabalho,aqui com a ajuda do blog.
Abraço
De Joana anónima nº1 a 29 de Junho de 2009 às 17:41
Não não prefiro Madrinha , não tirando o valor ás avós .
Não ! Idade para seres minha avó???? já me deixas ficar mal ,a tua idade é quase igual á minha Okei ....
Já deu para perceber que o teu espirito é jovem isso é que interessa........
Amigas para sempre Madrinha bem haja a este blog.
"JOANINHA QUE DOCE"
Bjjjj. Madrinha até amanha .
De Nuno Santos a 29 de Junho de 2009 às 12:49
Olá meninas,
As cegonhas que na nossa infância, faziam parte do nosso imaginário, porque traziam os meninos de França, são hoje uma realidade em Outeiro Seco, mas para desgosto do nosso amigo Ulisses, apenas se radicaram na Ribalta. O Ulisses é seguramente o maior ambientalista da aldeia, e até lhes criou um ninho na sua quinta das Antas, mas as cegonhas ainda o não reconheceram como morada. Oxalá que isso aconteça e assim o Ulisses acrescenta mais uma espécie à sua fauna. Pior seria para os peixes do seu lago que iriam servir de isco para as crias das cegonhas.
Um abraço,
Nuno
De atabernadapreta a 29 de Junho de 2009 às 14:23
como sabem junto onde era a taberna do Manuel felix, havia umas pedras onde se passa a sesta nos anos 60, ai se discutia tudo sobre agricultura, o melhor batal os alqueires de centeio, os ois mais fortes etc. Um belo dia depois de todos os comentarios da janela e de tanto ouvir dizo falecido Manuel Felix
# Um rico Brasileiro.
Farto de correr mundo.
Mandou comprar um penico.
Com uma paisagen no fundo.
Ao vê-lo diz-lhe um amigo.
- Ó louco, pra que o queres tu?
- è pra dar alguma vista
Também ao olho de c........!
De Anónimo a 29 de Junho de 2009 às 15:38
"muitos e bons comentários, com respeito e civilidade", foi o apelo do Sr. Administrador. Este comentário não tem cabimento, nem se consegue compreender o fundamento do mesmo....haja civismo, mesmo no anónimato!!!!!!!
De leonor moreira a 29 de Junho de 2009 às 16:56
Considerando que,através deste blog,podemos observar tudo o que se passa na aldeia,constatamos a existência de cultura,valores,trabalho,empenhamento,melhoramentos,emoções à flor da pele,crítica positiva,elevação de sentimentos.
Mesmo à distância,aplaudo e elevo bem alto o nome de Outeiro Seco e todos os que com respeito falam dele.Estes episódios tristes acontecem,são emoções desmedidas...alguém disse:"Ousa pensar"e eu atrevo-me a acrescentar:antes de falar!...
cmps e sejamos sensatos!
De Anónimo a 29 de Junho de 2009 às 16:14
bom dia para todos, comprimentos ao administrador e a todos as pessoas envolvidas no que diz respeito ao blog sapo pelas belas fotos.atabernadapreta as cegonhas não tem nada a ver com a taberna do Manuel felix agricultura,anos 60,centeio e muito menos com brasileiros ja a muito tempo que leio os seus comentários e ate agora estou a perceber o mesmo.voce vai de alhos para bogalhos.comprimentos para todos e que tenham um bom dia

Comentar post

.Mais sobre mim

.E-Mail

outeiro_seco@sapo.pt

.Janeiro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. Quem conhece as atletas d...

. Que 2007 traga tudo do me...

. A todos um bom Natal...a ...

. A minha era um pouco mais...

. Faleceu a Srª Eugenia Adr...

. Aleluia... tardou mas che...

. Homenagem aos Outeiroseca...

. Vamos todos aos Santos..a...

. Museu Alberto Sampaio - G...

. Ainda o São Miguel 2016.....

.Links

.Arquivos

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Julho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. desporto

. história

. património

. primavera

. aldeia

. cultura

. direitos e deveres

. igreja

. mundo

. todas as tags

.Pesquisar neste blog

 

.As minhas fotos