Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

As Cegonhas da Ribalta

outeiroseco, 28.06.09

 

O prometido é devido. Hoje, ainda Domingo, cá trazemos as cegonhas da Ribalta a pedido da Leonor Moreira. Obrigado pela sugestão, que sempre ajuda, mas confesso que cria alguns obstáculos que é preciso vencer. As nossas queridas cegonhas nem sempre estão disponíveis para se deixarem fotografar, pois a vida delas depende de outras coisas. Um dos pais vai procurar alimentos e juntam-se a um grande bando na procura, nos terrenos da Veiga, os bichinhos que vão satisfazer as crias que esperam pacientemente. Nesta fase elas já começam a voar e já devem auto alimentar-se. Quem possa utilizar algum tempo nesta observação verificará que existe um processo de criação que vai desde a feitura do ninho, à procriação, ao aconchego e protecção dos ovos, o carinho e alimentação a dar aos bebes pelos cegonhas adultas e até ao ensinar a voar. Todos os anos voltam de novo e o ciclo continua.

Espero que tenham gostado, foram a s fotos possíveis. Uma boa semana muitos e bons comentários, com respeito e civilidade

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    leonor moreira 29.06.2009

    lula,
    e tu és a culpada!Como comentadora número 1 e mulher sensata,põe lá um pouco de ordem na mesa.Vê lá pq a lapiseira vai para o estojo ...
    Sabes,a cegonha não tem faringe e por isso,não pode emitir sons.Diz-se que glotera...o som é produzido,quando bate o bico.
    Nós não gloteramos,só se for necessário...
    Abraço,amiga!
  • Sem imagem de perfil

    Lurdes 29.06.2009

    O Leonor, ok já que me estas a dar o poder, vou mesmo que por ordem aqui. Atenção a todos os visitantes e comentaristas por favor de se reportarem a sala de conferencia a que tem a mesa redonda..... há um assunto importantíssimo a tratar, por favor levar lápis e papel para anotar ok? Leonor será que podias ajudar? Leva o livro para marcar falta a quem não comparecer ok? Vejam só como este blog e de informativo uma coisa mais que aprendi hoje as cegonhas não tem faringe, honestamente eu não sabia. E o que eu digo sempre a coisas novas para apreender, Leonor obrigada por essa.

    Um abraco.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.