Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

Cuidar dos vivos e dos mortos

outeiroseco, 21.08.09

Neste momento o nosso Blog teve mais de novecentas visitas. Iremos ultrapassar o milhar? Que bom. Dais-me muito ânimo. Obrigado mesmo.

Hoje andamos por Outeiro Seco e olhamos atentamente a nossa Terra e ficamos agradados com o que vimos e alguns pormenores, de insignificante importância, mas que apreciados dão para rir (agora há pessoas tão “simpáticas” e “agitadas”).

Concentramo-nos no fundamental para dizer que continuamos a ver obra, calcetamento da Calheia da Poula, alargamento do cemitério, retirar a terra do recinto anexo à Srª da Azinheira e Pessoas. Tudo isto é cultura, como se dizia num alargado lote de comentários acerca deste tema. Interessante e merecedora de ser aprofundada a discussão. Cultura erudita, popular, ancorada em pessoas com canudo, autodidactas, enfim… voltaremos.

Das personagens com quem nos cruzamos, seleccionamos duas que nos despertaram curiosidade. Com os mais anciãos cruzamo-nos todos os dias e com eles partilhamos uma cultura local que remonta aos anos 40 e seguintes. Como é bom saber coisas dos nossos antepassados contados com a frescura que o faz o Sr da frente. Estes dois jovens, sem autorização para ser publicados, constituem o futuro, aportam novas ideias e trazem-nos novas vivências para que o mundo seja mais global, na perspectiva do conhecimento que conduza à felicidade da humanidade. A cultura é isto mesmo, progresso, tradição e massa crítica para um futuro melhor para todos. Os jovens mandam beijinhos para Lisboa, e nós pedimos a troca…

15 comentários

Comentar post