Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

Dr Costa recorda-nos a Cultura Popular

outeiroseco, 28.08.09

Hoje o JOSÉ COSTA apresenta aqui um conjunto de " BODRELHOS " que eram   e podem continuar a ser utilizados no respectivo jogo.
Estas pequenas pedras redondas, foram recolhidas na praia de Vila   Praia de Âncora no Alto Minho, aquando da passagem por lá nuns dias de   descanso após um período de tratamento de radioterapia.
A razão da sua apresentação tem a ver com a dificuldade que há em   encontrar no rio Tâmega estas pedrinhas redondas, moldadas   naturalmente pela erosão das correntes das águas. As águas correntes   também moldam as pedras, porque até há o ditado popular: " Água mole   em pedra dura tanto bate até que fura ".
Numa participação anterior neste blogue, apresentei a forma de jogar   os "BODRELHOS", mas como não sou possuidor de todos os   conhecimentos, digo aqui, perante todos os leitores deste blogue, que   afinal há mais do que uma forma de fazer o jogo dos "BODRELHOS ".Uma   das formas foi demonstrada por uma jovem, sim jovem, em relação a mim, e filha desta terra de Outeiro Seco e de seu nome: MIQUELINA RIO   ASCENÇÃO.
Para mim essa demonstração constituiu um misto de surpresa e alegria.    Surpresa porque pensei que o jogo estava completamente perdido nas   pessoas mais jovens, e alegria por não estar esquecido as diversas   formas de jogar.
Agora lanço aqui um desafio, que consiste em promover uma jornada   destes jogos para que não sejam definitivamente perdidos. Sr.   Administrador e Nuno de que é que estão à espera?
Agora que há o salão junto do polivalente, é realizar aí, com o   convite às pessoas de todas as idades para participarem. Deixo mais   duas sugestões: O jogo da "LATINHA " com pista em terra batida que   existe entre o campo e o salão. O outro jogo podia ser o jogo do "ESPETO " jogado às  "NAÇÕES" e também jogado em pista com   quadriculas grandes e pequenas que tem a função de testar a precisão  como se espetava na terra o respectivo ferro.
 Cumprimentos para todos e mãos à obra e lembrem-se que: " OUTEIRO SECO TEM PINTA ".

O administrador só lhe resta agradecer a amabilidade do envio deste post (fotos e texto), o que muito gostaríamos de ver como exemplo para outros colaboradores. Trazer à modernidade os jogos tradicionais parece-me uma excelente ideia e pode ser que o amigo Nuno, já nas sua terra de origem, reaja positivamente à provocação de um dos comentários do Dr. Costa.

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    lu 29.08.2009

    leonor sim calcas-te tacoes????ai que fixe mas ve la se torces tu pa nao sabes andar nessa cena....eu ja te tinha dito mas tu ai nao e que me vejo mais sexy....depois queixa-te....sabes deste dita quem te avisa teu amigo e......olha a mesa ficou meia torta, indireita la essa cena....os banquinhos empurros mais pra dentro....desvia-te menina quero ver-te ai que gira estas!!!!!essa fatiota e nova e???? queres pic???olha vou enviar na segunda feira...mas nao o tipo top model...ou queres essa tb???

    Nita, andreia, maria, catarina bjs pra todas!!!!! ok repartam la com a leonor se nao quem a vai aturar....

    outeiro seco tem pinta
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.