Esta imagem de Santa Ana é uma das imagens mais bonitas do nosso patrimonio religioso, guardada num cofre de uma instituição bancária. Contam-se algumas lendas a propósito desta imagem que os leitores se encarregarão de investigar e escrever nos comentários. Adianto já que um artigo que integrará o nosso livro (digo nosso pois temos assegurado mais de 20 artigos de autores, frequentadores do Blog, aguardando ainda mais colaborações prometidas) será de investigação e revelará a relação desta santa com tempos muito recuados. Continuamos a pedir fotos antigas para enriquecer o livro que pretendemos que seja um arquivo vivo para memória futura.
24 de Abril
- de 1701. Filipe V de Bourbon, rei de Espanha, de acordo com o testamento de Carlos II, o último rei Habsburgo espanhol, faz a sua entrada em Madrid.
- de 1974. O sinal para a preparação de saída dos quartéis, a canção "E Depois do Adeus" passa nos Emissores Associadas de Lisboa às 22h55.
De J.A.S FCP a 23 de Abril de 2010 às 23:08
ESTA FOTO DA SANTA ANA ESTÁ ESPECTACULAR,É LINDISSIMA...PARABENS AO SEU AUTOR!
BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS(AS)

De leonor.moreira a 23 de Abril de 2010 às 21:41
Tudo bem Geno,
mas o que nós queríamos era ter uma relíquia dessas em Out.Seco.
Sabemos q o referido atrás rei fez Inquiriçoes(mandou fazer)em Outeiro Seco...mas não temos nada q o comprov,pelo menos eu não o encontro...
oLA AMIGO,acho que de hoje nao passamos sem um mandado de saída do blog.
Tem do post:SANTA aNA
Peço desculpa..
oh bff etu pedes que pesquise olha i ta..atura..pronto ja me vou...finito.og geno o teu pc aind avai dar o berro,,,ja acabei sim chata.xau
espero que nao se arme aqui uma confusao de grelos...mas olhai ate que aprendi muito...o aprender nao faz mal a ninguem...ja temho o meu cerebro que nao absorve mais nem uma letra...vou descansar um cibo e depois regresso...e descupai la as minhas queixas de dor por aqui e por ali..ai mas e que me doi mesmo ate me sinto sem power...cuidem deste cantinho durante a minha ausencia olhai que cantinho como este nao outro igual...ate ja
Uma carta de foral é um documento concedido por um rei ou por um senhorio a uma povoação onde se estabelecem as normas de relacionamento dos seus habitantes, entre si e com o senhor que lhes outorgou o documento. É concedido como uma carta de privilégio, concedendo aos moradores da terra que a recebe um estatuto privilegiado ou de excepção.
O Conde D. Henrique outorgou a Guimarães o seu primeiro foral (documento sem data, mas seguramente anterior ao foral de Constantim, de 1096). Trata-se de um importante documento, nomeadamente pelo carácter pioneiro das preocupações com o fomento das actividades comerciais presentes no seu texto. O foral henriquino de Guimarães foi confirmado por D. Afonso Henriques em 27 de Abril de 1128 e por D. Afonso II, na segunda metade do ano de 1217. O original deste documento encontra-se no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
A carta de foral que D. Manuel I mandou passar a Guimarães em 1517 aparece no contexto de uma reforma dos forais que teve lugar no primeiro quartel do século XVI. O foral novo é um documento composto por vinte folhas de pergaminho, com o frontispício iluminado a cores e a ouro as armas portuguesas entre duas esferas, em cujas faixas se lê 1508. É um volume encadernado em capas de madeira cobertas de couro, tendo ao centro, em chapas de latão, as mesmas armas e, nos ângulos, as esferas. Faz parte do acervo documental da Sociedade Martins Sarmento.
AI QUE MAL ESTOU ......VOU IR PRA CASA PELA SOMBRA COMO ME DISSE A OUTRA..ISSO VAI ALIVIAR A MINHA DOR E?
De leonor.moreira a 23 de Abril de 2010 às 20:58
Ai Mara,como isto virou!!!
Nem sei cmo isto foi parar da Santa Ana para o D.Afonso III.
Sabias q ele casou c sobrinha Dº Beatriz em Santo Estêvao,em segundas núpcias?
aNDOU ALI PERTO...
De leonor.moreira a 23 de Abril de 2010 às 20:52
A pesquisa anda sempre ali à volta...de Outeiro Seco.
Então,com uma paisagem tão bonita como a de Outerio Seco,não éq o rei D.Afonso III vai casar em segundas núpcias a Santo Estêvão!!!
Vá lá amiga Maria Antónia.não t zangues...afnal vós tendes aí o Castelo...e olha q quando estiver contigo vou passar-te uma informação interessante...sobre as duas aldeias.
abraço
leonor.moreira
Tb tendes CARTA DE fORAL,NÃO?aCHO Q SIM!!!!aI..AI...
Vai-se uma pessoa um cibo daqui e quando se chega já nem se percebe nada.. bahhhhh
Lurdes, cuida-te miúda.. isso está tudo ligado, basta um nervo estar a ser comprimido na coluna para doer num braço, ou perna..
Comentar post