Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

O Corpo de Deus

outeiroseco, 03.06.10

Com a colaboração do amigo Nuno, chegado de Lisboa, fez a cobertura da procissão do Corpo de Deus. De facto as ruas estavam muito bonitas e os habitantes que participaram mais activamente estão de parabéns.

O feriado de hoje, pese embora a sua grande solenidade no seio da igreja cristã, só nasceu no século XIII. È um feriado móvel, comemorando-se sempre ao 60.º dia após a Páscoa, para celebrar a eucaristia, ou seja a celebração da missa. Neste dia logo após a eucaristia, o povo sai em procissão pelas ruas das aldeias e cidades. Em Outeiro Seco há também esse bom costume, e até uma sadia rivalidade entre os moradores das ruas por onde a procissão passa. Engalanam-se as varandas com colchas e as ruas com flores. No Pontão, a rua 28 de Setembro, costuma ser a que mais flores utiliza, ficando um autêntico tapete florido. Já a rua das Flores, com decorações alusivas ao dia costuma ser a mais criativa.

O blog apresenta estas fotografias, para os que não podem estar presentes, desta forma poderem fazer a sua avaliação, assim como conviverem com esta antiga tradição, revendo desta forma imagens da sua terra. Um santo feriado para todos.

Nuno Santos

 

23 comentários

Comentar post

Pág. 1/2