Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

"A nossa Saúde , no nosso Cantinho" - "Viver mais e melhor!"

outeiroseco, 06.10.10

Abrimos um espaço de debate e esclarecimento, relativo à saúde da responsabilidade da nossa colaboradora Mara Xavier. Em princípio com uma periodicidade quinzenal. O Blogue agradece imenso esta colaboração da Mara e espera que haja uma forte interactividade com os nossos colaboradores, na expectativa que possa ser útil no quotidiano das pessoas.


No meio de brincadeiras e troca de ideias, já características deste espaço, nasceu mais um projecto, que em poucos dias ganhou forma e passou de meras ideias e propostas a realidade.

Como não poderia recusar, pois profissional bem como pessoalmente é uma área que muito me fascina e alicia, aqui estou eu, dando voz a um conjunto de amigos, e trazendo a público “A nossa Saúde, no nosso Cantinho”, esta semana com o tema “Viver mais e melhor!”.

 

E como o fazer? Bem, estas quatro imagens resumem se não tudo, quase tudo:

 

1. Uma alimentação equilibrada, portanto, variada e com os alimentos certos e nas doses certas, é essencial. Ter cuidado com os exageros, e comete-los o menor número de vezes possível. Ter cuidado também com as dietas, pois muitas vezes corta-se no essencial, nomeadamente nos glícidos (pão, massas, arroz, etc.), e exagera-se noutros grupos de alimentos (por exemplo carnes). Acrescento que este tipo de dieta realmente leva à perda de peso, contudo, de forma pouco saudável, pois como podemos ver pela pirâmide, os glícidos, os vegetais e as frutas são os alimentos que mais devemos consumir. Comer muitas vezes e pouco de cada vez é outra das regras. A ideia de comer só 2 ou 3 vezes por dias nas principais refeições acreditando que “não engorda” é um mito. Cada vez mais o consenso é o seguinte – não sentir fome. Portanto, comer várias vezes ao dia, assim evitará aqueles momentos de muita fome em que não se seleccionam os alimentos e come-se indiscriminadamente de tudo. Uma dica – não vá as compras com fome! A tendência é comprar produtos que são ricos em gorduras e açucares e pobres nos nutrientes essenciais. Note que, esta informação aplica-se ao geral, e não estamos a falar da dieta óptima para um grupo em particular e com as suas especificidades (como por exemplo, os diabéticos).

 

2. Água, água, água. Os refrigerantes, na grande maioria não são saudáveis, são ricos em açúcares, corantes, edulcorantes, e pobres em fruta. Não foi por acaso que coloquei a imagem de um copo de vidro de água, e não uma garrafa de plástico. Atenção ao plástico! Está comprovado que mediante determinadas condições se degrada e liberta produtos cancerígenos, nomeadamente em elevadas temperaturas.

 

3. Exercício. Não deixe um único dia de fazer exercício. E não vale dizer que no trabalho já o faz! É necessária pelo menos uma meia hora a quarenta minutos diários de actividade física moderada, caminhada, a bom passo, entenda-se, corrida, natação, etc. Em espaços livres ou num ginásio, agora que o Inverno se aproxima. Está mais que comprovado e aceite pela comunidade cientifica que para além de manter uma boa forma física, previne várias doenças, em particular do foro cardiovascular, e atrevo-me a dizer, do foro psíquico também.

 

4. Sorria. Leve a vida não como um fardo, mas como uma dádiva. Procure a felicidade, mais que em qualquer lado, dentro de si.

 

Muito mais haveria a dizer sobre este tema, mas ficamos por aqui, e esperamos que a informação se complete com os comentários dos visitantes.

 

Mara Xavier

114 comentários

Comentar post

Pág. 1/11