Terça-feira, 11 de Janeiro de 2011

MOURINHO, number one, special e fala em Português

Parabéns José Mourinho. Que consigas elevar a auto-estima dos portugueses.

sinto-me:
publicado por outeiroseco às 18:55
link do post | comentar | favorito
16 comentários:
De geno figueiras a 13 de Janeiro de 2011 às 18:08
NOTICIAS DE ULTIMA HORA:Notícias e vídeos das últimas notícias de Portugal e do MundoRio de Janeiro: enxurradas já mataram 385 pessoas
De geno figueiras a 13 de Janeiro de 2011 às 02:36
Como treinador
Na década 90, Mourinho esteve no Estrela da Amadora (como preparador físico e depois, como adjunto) e no Vitória de Setúbal. Em meados da década é contratado para trabalhar com o técnico inglês Bobby Robson, no Sporting Clube de Portugal. Mourinho ganha a alcunha de Tradutor, sendo que passou rapidamente de tradutor a influente técnico adjunto de Bobby Robson. Mantém-se braço direito do treinador inglês quando ele muda para o FC Porto e mais tarde para o Barcelona.

Torna-se um conhecedor do futebol espanhol e quando Robson sai para o PSV, Mourinho permanece na Catalunha com o neerlandês Louis Van Gaal. A confiança e o profissionalismo de Mourinho alargam-lhe o leque de funções. Tem um papel bastante activo nos treinos e na preparação dos jogos. Passa a ser treinador adjunto de Van Gaal
De geno figueiras a 13 de Janeiro de 2011 às 02:38
Benfica e União de Leiria
Em 2000, surge a oportunidade de treinar uma equipa portuguesa. É escolhido pelo Sport Lisboa e Benfica para substituir Jupp Heynckes após a 4ª jornada da liga portuguesa. O primeiro jogo foi a 23 de Setembro de 2000, no Estádio do Bessa, frente ao Boavista, tendo o Benfica perdido por 1-0.

Quando começa a conquistar os adeptos benfiquistas (especialmente depois da vitória contra o rival Sporting Clube de Portugal por 3-0) há eleições no Sport Lisboa e Benfica. Muda a presidência de João Vale e Azevedo para o Manuel Vilarinho. Mourinho sai do Benfica após 9 jogos, uma vez que o novo presidente tinha um treinador e Mourinho sabia que estava a "prazo" no Benfica.

Ainda durante essa época, é contratado para o União de Leiria, no qual viria a assumir funções na época 2001/2002 e onde se manterá até Janeiro de 2002.
De geno figueiras a 13 de Janeiro de 2011 às 02:42
F.C. Porto
Em Janeiro de 2002, é escolhido para substituir Octávio Machado no comando técnico do FC Porto. Concluiu a época em terceiro lugar, conseguindo um total de 11 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, tendo saído com ele, da União de Leiria, o jogador Derlei.

Mourinho promete com invulgar certeza o título na época seguinte pelo FC Porto: "na próxima época seremos campeões".

Mourinho rapidamente identifica os jogadores-chave: Vítor Baía, Ricardo Carvalho, Jorge Costa, Costinha, Deco, Dmitri Alenichev e Postiga. A esta espinha dorsal juntam-se, entre outros, Maniche e Edgaras Jankauskas (Benfica), Paulo Ferreira (Vitória de Setúbal), Nuno Valente e Derlei (ambos da União de Leiria). Com o rigor táctico e a determinação sui generis de Mourinho o Porto cresce em Portugal assim como na Europa. Em dois anos venceram duas competições europeias e as duas Superligas.

Em 2003, Mourinho ganha o primeiro campeonato português com 27 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, vence a Taça de Portugal (contra o seu anterior clube, União Leiria) e conquista a Taça UEFA (contra o Celtic Football Club).

No ano seguinte, o FC Porto conseguiu ganhar mais uma vez a Superliga, agora com 8 pontos de vantagem. Perde na final da Taça de Portugal contra o rival SL Benfica, mas 2 semanas, depois, triunfa na mais alta prova da UEFA, a Liga dos Campeões da Europa, derrotando o AS Monaco (3-0). Em toda a prova o FC Porto de Mourinho só perdeu com o Real Madrid na primeira fase de Grupos e eliminou depois o Manchester United, Olympique Lyonnais e o Deportivo La Coruña
De geno figueiras a 13 de Janeiro de 2011 às 02:43
Chelsea
Com tal percurso não foi surpresa a cobiça de diversos clubes, entre eles o Chelsea de Roman Abramovich. Em Portugal, alguns duvidaram que o sucesso de Mourinho se mantivesse além-fronteiras. Em Junho de 2004, torna-se um dos treinadores mais bem pagos do Mundo ganhando cerca de 5 milhões de Libras por ano.

Tal como fez no FC Porto, Mourinho não vai só. Leva consigo os seus adjuntos Baltemar Brito (actualmente treinador do Al-Ittihad Trípoli) e André Villas (actualmente treinador do FC Porto), o preparador Físico Rui Faria e o treinador de guarda-redes Silvino. A fortuna do russo Roman Abramovich ajuda Mourinho na contratação de Tiago Mendes (Benfica), Didier Drogba (Marselha), Arjen Robben e Mateja Kežman (PSV), Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira (FC Porto).

Em Dezembro de 2004, já era líder do campeonato inglês. Em 27 de Fevereiro de 2005, vence o Liverpool por 3-2 a Taça da Liga e conquista o seu primeiro troféu, como treinador, fora de Portugal. Dois meses mais tarde, a 30 de Abril de 2005, Mourinho sagra-se campeão inglês após ter vencido o Bolton por 2-0. O Chelsea FC não ganhava o Campeonato havia 50 anos.

Ficou uma pedra no sapato de Mourinho: a 3 de Maio de 2005, é eliminado da Liga dos Campeões pelo Liverpool, na meia-final, depois de eliminar nos quartos-de-finais o gigante FC Barcelona de Ronaldinho Gaúcho. Entretanto, renovou o contrato com o Chelsea FC.

Na época seguinte, 2005-2006, Mourinho e o Chelsea FC voltam a conquistar a 1ª liga.

A 20 de Setembro de 2007, José Mourinho e o Chelsea chegaram a mútuo acordo para rescisão de contrato.[3]. Porém no dia 18 de Setembro a confirmação de demissão já haveria sido efectivada. O russo Roman Abramovich trocou Mourinho pelo director de futebol Avram Grant.
De geno figueiras a 13 de Janeiro de 2011 às 02:47
Internazionale
Após algumas semanas em que circularam rumores de que seria treinador da Inter de Milão, a sua contratação foi oficializada a 2 de Junho de 2008.Confirmou-se igualmente que o Barcelona teria demonstrado interesse na sua contratação, não tendo as negociações tido sucesso.

Como é habitual, José Mourinho trouxe a sua equipa técnica de sempre, os portugueses Rui Faria, Silvino e André Vilas Boas. Além destes, Giuseppe Baresi foi o eleito para desempenhar as funções de treinador-adjunto de José Mourinho na Inter. De salientar um aspecto curioso relacionado com a apresentação do Special One na Inter: Mourinho não quis dizer que era especial. Antes quis realçar que quem era verdadeiramente especial era a própria Internazionale, lembrando para isso o grande relevo histórico que o clube detém na história do futebol, ao contrário do seu clube anterior. Tal fora entendido, por muitos, como uma achega ao Chelsea de Roman Abramovich, podendo levar a entender que o clube londrino desvalorizou de forma injusta os 2 títulos de campeão que Mourinho conquistou, quando esses títulos fugiam ao clube havia cerca de 50 anos.

Entretanto, Massimo Moratti considera que Mourinho é extremamente parecido com Helenio Herrera, mítico treinador da Inter que venceu as únicas 2 Taças dos Campeões Europeus que o clube detém e principal mestre da famosa táctica italiana do Catenaccio. No dia 28 de Abril de 2010, José Mourinho classificou-se pela segunda vez, após 6 anos, para uma final da Champions League, ao derrotar o Barcelona na semi-final (vitória por 3-1 em Milão e derrota por 1-0 em Barcelona). No dia 16 de maio de 2010, venceu a equipa do Siena por 1-0, na ultima ronda do campeonato italiano de futebol, e conseguiu o seu 2º titulo Italiano em 2 anos pelo Internazionale. No dia 22 de maio de 2010, tornou-se campeão da Champions League dirigindo o FC Internazionale de Milão, ganhando na final contra a equipa alemã do Bayern Munique comandada pelo seu antigo mentor Van Gaal por 2x0.

José Mourinho tornou-se o primeiro treinador do mundo a fazer o pleno por duas vezes (triplete), ganhar o campeonato nacional, a taça e uma competição Europeia, na época 2002-03 com o FC Porto (ganhando a Taça UEFA) e na época 2009-10 com o FC Internazionale de Milão (ganhando a Liga dos Campeões).

[editar] Real Madrid
De geno figueiras a 13 de Janeiro de 2011 às 02:28
José Mário dos Santos Félix Mourinho ( Português pronúncia: [moɾiɲu ʒuzɛ] , nascido 26 de janeiro de 1963 em Setúbal ) é um Português de futebol gerente e do gerente atual do Real Madrid no Espanhol La Liga . Ele tem o apelido de "The Special One" , um auto-proclamado título que mais tarde foi retomada pelo britânico de mídia. [ 1 ]

O filho do guarda-redes Português José Félix Mourinho , Mourinho começou como um jogador, mas ele estava insatisfeito com sua falta de habilidade e passaram para a gestão. Depois de passagens a trabalhar como assistente de direcção e treinador da equipe juvenil no início de 1990, tornou-se um intérprete de Sir Bobby Robson . Aí, Mourinho aprendeu muito com o veterano treinador e trabalhou com ele em Sporting Clube de Portugal e Porto em Portugal, antes de seguir para o clube espanhol Barcelona .

Ele começou a se concentrar em treinar e impressionado com breves períodos de gestão bem-sucedida, mas na Sport Lisboa e Benfica e União de Leiria . Ele voltou para Porto em 2002, desta vez como treinador principal, e logo se tornou uma força a ser considerada, tornando os agudos, ganhando o Campeonato Português , Taça de Portugal e da Taça UEFA em 2003. Grande sucesso seguido em 2004, a equipe de Mourinho guiada ao topo do ranking pela segunda vez e ganhou o maior prêmio do futebol europeu de clubes, a UEFA Champions League .
De geno figueiras a 13 de Janeiro de 2011 às 02:31
Mourinho se mudou para o Chelsea no ano seguinte e ganhou dois consecutivos da Premier League títulos em 2005 e 2006, entre outros títulos nacionais. Ele muitas vezes polêmica pela sua franqueza, mas as suas vitórias no Chelsea e Porto estabeleceu-o como um dos gestores de topo do mundo do futebol, bem visto tanto por seus colegas e da imprensa. Além disso, ele foi nomeado o melhor do mundo de futebol pela gerente da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) para ambos os períodos 2004-05 e 2005-06.

Depois de uma queda-para fora com o Chelsea hierarquia, ele se mudou para Itália Serie A , a assinatura de um contrato de três anos com a Internazionale , em meados de 2008. Em três meses, ele ganhou seu italiano primeira homenagem, a Italiana Supercoppa , e completou sua primeira temporada na Itália, ao vencer o título da Série A do campeonato . Ele então seguiu-se no ano seguinte, vencendo o primeiro triplo da história italiana, o título da Série A do campeonato, Coppa Italia, e da UEFA Champions League, tornando-se assim a terceira gerente de futebol da história a ganhar duas UEFA Champions League , com dois times diferentes , depois de Ernst Happel e Ottmar Hitzfeld . Devido a essas conquistas, ele voltou a vencer o IFFHS gerente de futebol melhor para a temporada 2009-10 eo primeiro FIFA Ballon d'Or, prêmio de melhor treinador em 2010.

Mourinho é considerado por alguns como o melhor gestor do futebol mundial hoje. Em 2010, antes da-perna confronto segunda final, semi- Josep Guardiola, do Barcelona , afirmou: "Em termos de melhor gerentes do mundo, quando você compara José [Mourinho] para Sir Alex [Ferguson], Arsène [Wenger] e Fabio [Capello ], ele ainda é muito jovem. Mas, mesmo na sua idade não é um caso muito forte para ele ser o melhor treinador do mundo. Essa é a verdade. "

Em 28 de maio de 2010, a sua nomeação como o primeiro treinador no Real Madrid foi confirmada
De geno figueiras a 12 de Janeiro de 2011 às 21:06
12 de Janeiro

- de 1588. Nascimento de John Winthrop (1588-1649) em Suffolk, Inglaterra. Em 1630 foi com um grupo de Puritanos ingleses para a América, tornando-se o primeiro governador da Colónia da Baía de Massachusetts.

- de 1729. Nascimento do político e filósofo irlandês Edmund Burke (1729-1797), em Dublin. Orador de mérito ficou conhecido internacionalmente quando escreveu Reflections on the Revolution in France, publicado em 1790.

- de 1879. Começo da Guerra Zulu entre a Grã-Bretanha e tribos nativas da Zululandia, que levou à destruição do Império Zulu, criado por Saka.

- de 1976. Morte da escritora inglesa Agatha Christie, em Wallingford, com 85 anos de idade.

- de 1990. O Partido Comunista da Roménia foi proibido, após a deposição de Nicolae Ceauescu.

- de 1996. A primeira operação militar conjunta russo-americana após a Segunda Guerra Mundial, ocorreu com a chegada de forças russas à Bósnia
De Mara Xavier a 11 de Janeiro de 2011 às 21:47
Boa noite para todos!

Miúdas, que se faz? Quem põe a escrita em dia? Temos futebol é?

Sim, post da saúde, não está esquecido.
De leonor.moreira a 11 de Janeiro de 2011 às 20:43
Ai amiga, até me esqueci da cena, sorry.
Até mais logo.
De lurdes a 11 de Janeiro de 2011 às 20:38
nao sei quem é o tipo....please nem me fales em comida miuda....
De leonor.moreira a 11 de Janeiro de 2011 às 20:34
Lula, comi agora um pastel de nata...que bom estava!
Sobrou do lanche, antes que se estragasse...
Sorry, isto nada tem a ver com o post, mas tinha aqui isto pra dizer...
Olha, quem sabe, o Mourinho tb gosta de pastéis de nata.
O homem fica bem nas fotos.Afinal o que ganhou ele?
De leonor.moreira a 11 de Janeiro de 2011 às 20:23
Olha, o Nuno acabou de me tirar as palavras da boca e agora o que escrevo?

Este coach chama-se Zé ou António?
Lula, sabes a resposta?
Olá a todos! (esqueci-me)
De Nuno Santos a 11 de Janeiro de 2011 às 20:18
Olá amigos,
Eu nunca fui um grande admirador do José Mourinho, muito por causa do triste episódio em que ele como treinador do FCP, rasgou a camisola do Rui Jorge, à época jogador do Sporting. Porém, depois do acto de ontem, sendo ele um poliglota fez o seu discurso de agradecimento em português, rendo-me e presto-lhe aqui o meu reconhecimento. O Zé Mourinho ao contrário de alguns dos nossos líderes orgulha-se do seu país.
Um abraço,
Nuno Santos

Comentar post

.Mais sobre mim

.E-Mail

outeiro_seco@sapo.pt

.Janeiro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. Quem conhece as atletas d...

. Que 2007 traga tudo do me...

. A todos um bom Natal...a ...

. A minha era um pouco mais...

. Faleceu a Srª Eugenia Adr...

. Aleluia... tardou mas che...

. Homenagem aos Outeiroseca...

. Vamos todos aos Santos..a...

. Museu Alberto Sampaio - G...

. Ainda o São Miguel 2016.....

.Links

.Arquivos

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Julho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. desporto

. história

. património

. primavera

. aldeia

. cultura

. direitos e deveres

. igreja

. mundo

. todas as tags

.Pesquisar neste blog

 

.As minhas fotos