Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

"Geocaching" em Outeiro Seco, foi notícia

outeiroseco, 30.01.11

Na edição da “A Voz de Chaves” deste fim de semana,  Outeiro Seco foi notícia, por bons motivos. Com o título “Há “tesouros” escondidos no Alto Tâmega”, a reportagem trata de um jogo denominado “Geocaching” (“geo” de georreferência  e “caching” significa caixa), idêntico ao conhecido “caça ao tesouro”. O objectivo é descobrir uma caixa, escondida num lugar estratégico, mas antes terá de percorrer vários pontos. Em Outeiro Seco existe uma, e para a descobrir os interessados terão de se inscrever no site internacional de “geocaching” e descobrir as imensas caixas escondidas em todas as partes do país (mais de 4700 caixas). No estrangeiro este jogo já está em prática há alguns anos e existem milhares de adeptos que gostam da aventura e de descobrir bonitos lugares.

No nosso caso terão os “aventureiros” terão de se munir de um GPS (pode ser o do automóvel) e é indicado um primeiro local. Chegado a esse espaço terá de responder a uma questão que lhe indicará outro ponto. E assim sucessivamente até encontrar a “caixa”. Nesta caixa existem um bloco para notas,  onde deverá deixar a sua impressão da localidade e pode levantar um objecto e deixar outro (um carrinho pequeno, uma tartaruga, uma moeda…)

Desta forma se divulga a nossa terra a pessoas que dificilmente cá viriam. Neste momento ainda é baixo o número de visitantes, pois só foi colocada em Agosto de 2010, mas espera-se com mais divulgação que atinja 50 visitas anuais.

Seja corajoso e procure descobrir as caixas existentes no concelho…vai gostar..

8 comentários

Comentar post