Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

Em Outeiro Seco o desporto mais praticado, desde sempre, foi o futebol

outeiroseco, 24.04.07
Decorria o ano de 1928 e como nos contou o Sr António Dias, já falecido, após ter cumprido o serviço militar, decidiu comprar uma bola, que custou na época setenta mil reis.
Os primeiros desafios ocorreram nas lameiras junto ao rio Tâmega, sendo mais tarde transferido para o lugar das Antas, onde se instala o actual campo de futebol.
Desde essa época até à meia dúzia de anos atrás, jogou-se futebol, em Outeiro Seco, sempre amador. Os mais jovens praticaram este desporto, nos adros das igrejas, nos largos da aldeia, no recreio da escola ou mesmo nas eiras de malhar o centeio.
Os jogos dos mais crescidos foram realizados com outras localidades, Vila Verde da Raia, Santo Estêvão, Faiões, Torre de Ervededo, Calvão, Santo António de Monforte, Vila Nova de Veiga e mesmo Feces, criando-se muitas amizades, havendo por vezes algumas desavenças. Tudo terminava em bem, com o respectivo lanche convívio final.
A participação em torneios, marcou de uma forma gloriosa a presença das nossas equipas. A título de exemplo recordamos as três finais consecutivas num torneio de Santo Estêvão, campeões em Vilarelho e em Vila Nova, finalistas no torneio de Feces, bons resultados no torneio futebol de sete da Associação Desportiva Flaviense e de salão dos Bombeiros, …
O tradicional jogo solteiro/casados, realizado dias antes da festa em honra de Nª Srª da Azinheira, único disputado anualmente, está a ser transferido para o polidesportivo.
Este recinto, mais próximo da localidade tem uma maior utilização. Aí realizam-se treinos no final da tarde e jogos ao fim de semana. Os mais usuais são o torneio inter bairros (Casa de Cultura de O. Seco), inter-freguesias (Câmara Municipal de Chaves), e jogos esporádicos com especial curiosidade, o destinado a atletas com idades superiores a  35 anos.
Com menos jovens na localidade e com outros divertimentos o futebol ocupa hoje um espaço de lazer e de menor importância que noutros tempos.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.