Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

Cerimónia de apresentação do livro "Junta de Freguesia de Outeiro Seco 1900-2013"

outeiroseco, 26.08.13
 
  
 
  
 
  
 

Decorreu, ontem, a cerimónia de apresentação do livro “Junta de Freguesia de Outeiro Seco 1900-2013”, propriedade da Junta de Freguesia e coordenado por Altino Rio. O evento ocorreu em frente à sede da Junta, contando com a presença dos presidente e vice-presidente da Câmara, Dr. João Batista e Arqº António Cabeleira, presidente da Junta de Freguesia, Carlos Xavier, Pároco da localidade Monsenhor José Banha e algumas individualidades representantes de instituições, para além de um número bem significativo da população. O acto consistiu na apresentação de um trabalho de recolha e investigação sobre a Junta de Freguesia de Outeiro Seco, no período 1900-2013, sendo produzidos apenas duas edições, para ficarem à disposição do público, na Junta de Freguesia e Biblioteca Municipal, tendo em consideração tratar-se de uma edição com custo de produção muito elevado. Deve ser, uma das edições produzidas na região de maior volume e dimensão… 509 páginas e com o formato de um livro de atas.

Das intervenções realizadas merece destaque a referência às causas e feitos produzidos pelos incêndios ocorridos na localidade e pela reflexão que é necessário fazer-se de imediato.

Sobre o livro propriamente dito uma alusão à conceção gráfica de alta qualidade produzida pela Gráfica Sinal, a começar pela criativa capa de Joana Coelho e o valor do conteúdo que para além de homenagear todos que contribuíram nesta organização com o melhor de si, servirá também para aprofundamento de estudos de índoles académicos e/ou científico.

Foi escrito no início do livro

“Junta de Freguesia de Outeiro Seco – 1900/2013

Homenagem a todos os Outeirosecanos que, ao longo dos últimos cento e treze anos, se destacaram na gestão e construção do nosso património comum, dando o seu melhor do seu esforço e engenho em prol da nossa terra, honrando a história e o passado, e reforçando esta notável identidade que nos projecta para um futuro esperançoso.

Bem hajam, todos.”

No final foi feita uma singela, mas sentida homenagem ao Dr João Batista, pelo empenho e dedicação a esta freguesia através da entrega de um álbum fotográfico, composto das principais realizações feitas na freguesia, no período de 2002 a 2013, onde aprece com o devido e merecido destaque.

No final foi possível observar o livro que será colocado à disposição, após o ato eleitoral de 29 de Setembro para não haja qualquer efeito na propaganda política.

No final ocorreu um agradável convite à volta de uma mesa bem recheada e custeada por um grupo de amigos.

São momentos destes que tornaram esta localidade mais rica e mais feliz. Bem hajam todos que contribuíram para que fosse possível esta obra.

 

8 comentários

Comentar post