Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

Outeiro Seco, Tradição e Modernidade

Aldeia transmontana

O S. Pedro está a chegar...

outeiroseco, 23.06.07

 

 

No dia 29 de Junho dia de São Pedro, havia em Outeiro Seco duas tradições que fruto dos novos tempos se foram perdendo. A primeira, consistia os pais obrigarem os filhos, a levantarem-se antes do sol nascer, para fazer a orvalhada.

 A orvalhada era lavarem-se no rio antes do sol nascer, pois segundo a tradição, ficavam assim imunizados ao nascimento de feridas no corpo.

A segunda tradição era mas mais divertida. Depois da orvalhada iamos ver o S. Pedro armado no tanque.

Durante a noite, os jovens tinham já desviado de algumas casas, vasos de flores, alfaias agrícolas e outros artefactos de lavradores mais descuidados. Com estes objectos, improvisavam no tanque um altar que culminava sempre com um espantalho, no topo simbolizando o São Pedro.

Era engraçado porque as mulheres ao reconhecerem os seus objectos, mostravam aparentemente algum desagrado, mas ao mesmo tempo alguma satisfação, pois ao escolherem as suas flores, era sinal do reconhecimento do seu bom gosto para as lides domésticas. Já os homens reconheciam a arte e a ousadia dos jovens que tinham entrado nas suas casa sem darem sinal.

Se quiserem restaurar a tradição, a fotografia indica uma casa onde há flores bonitas, a proprietária não leva a mal a brincadeira, descubram-na.

Nuno Santos